PPGBIOEVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO (PPGBIOEVO) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIANNA ISABELLA ROSA RODRIGUES DE OLIVEIRA

DISCENTE : MARIANNA ISABELLA ROSA RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA : 25/02/2022
LOCAL: Universidade Federal da Bahia

Variação estrutural e heterocrônica durante a ontogenia inicial de Physalaemus (Amphibia, Anura, Leptodactylidae)

Ontogenia, Heterocronia, Physalaemus

A ideia de que as ontogenias iniciais são semelhantes e que caracteres definitivos aparecem apenas em estágios tardios influenciou por muito tempo a biologia do desenvolvimento. No entanto muitos estudos realizados desde o início do século XX vêm demonstrando a grande diversidade nessas fases iniciais. No caso dos anuros, a comparação das ontogenias embrionárias tem revelado um cenário tão diverso quanto nos estágios tardios. Além da diversidade estrutural, uma diversidade nos tempos de desenvolvimento vem sugerindo a importância da heterocronia na história do grupo. Aqui estudamos a ontogenia inicial de 15 espécies de Physalaemus com o objetivo geral de descrever e comparar a ontogenia inicial com ênfase na morfologia externa, avaliando padrões de variação espacial e temporal. Nossos objetivos específicos foram descrever embriões de espécies do grupo de P. signifer com ênfase sobre características transitórias larvais; comparar as relações forma-tamanho para interpretar padrões de mudança alométrica; explorar variações heterocrônicas nas sequências de desenvolvimento; estudar a evolução das ontogenias da forma do corpo e cauda considerando mudanças temporais. As estruturas embrionárias foram descritas, comparadas e séries de eventos construídas. A análise alométrica foi realizada utilizando morfometria geométrica com estatística multivariada. As ontogenias da forma foram mapeadas sobre uma hipótese filogenética bem suportada utilizando o PASOS que infere ontogenias ancestrais e compara as formas considerando o tempo de desenvolvimento. Nossos achados indicam variações na morfologia de estruturas embrionárias, na forma, tamanho e tempo de desenvolvimento de Physalaemus. A morfologia dos embriões de P. camacan e P. signifer é semelhante à da maioria das espécies do gênero, com algumas diferenças em relação ao clado de P. cuvieri. Algumas características morfológicas bem como a sequência de desenvolvimento podem ter correlação com a tendência à terrestrialidade da maioria das espécies do clado de P. signifer e de aspectos ecomorfológicos. Os embriões de Physalaemus seguem o padrão alométrico já encontrado para outras espécies exotróficas, onde a mudança de forma ontogenética está correlacionada com o aumento de tamanho. Os embriões do clado P. signifer e do grupo P. gracilis estão entre os maiores, levemente peramórficos e com desenvolvimento rápido. Por outro lado, os embriões de P. cicada são os menores, com desenvolvimento muito rápido e formas mais peramórficas. A pedomorfose associada aos grupos de P. biligonigerus e P. henselii está correlacionada com tempos de desenvolvimento rápido vs. lento respectivamente. As trajetórias no grupo P. cuvieri são bastante diversas principalmente em tamanho e tempo de desenvolvimento. Sequências de eventos de desenvolvimento são geralmente conservadas no gênero, com a principal diferença em relação a Pleurodema na ontogenia do disco oral. Alguns padrões podem ser explicados por diferenças nos ambientes onde esses embriões se desenvolvem, mas outros podem estar relacionados com constrições de desenvolvimento não associadas a aspectos ecológicos. Interpretar mudanças ontogenéticas em um contexto filogenético a partir de comparações ancestral-descendente é importante porque as comparações interespecíficas nem sempre indicam mudanças evolutivas. Nossos resultados apontam que as condições de pedomorfose e peramorfose dependem de quais caracteres são considerados (por exemplo, disco oral, brânquias, forma do corpo etc.) e as alterações relacionadas ao tamanho e ao tempo são amplamente variáveis. Aqui reforçamos a ideia de que os organismos são claramente um mosaico de características com suas próprias trajetórias ontogenéticas e sujeitos a mudanças evolutivas díspares.

Presidente - 011.276.017-17 - LUIZ NORBERTO WEBER - UFRJ
Externa à Instituição - VANESSA KRUTH VERDADE