PPGBIOEVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO (PPGBIOEVO) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LEONARDO OLIVEIRA SILVA

DISCENTE : LEONARDO OLIVEIRA SILVA
DATA : 04/03/2022
LOCAL: ambiente virtual

Sistemática e biogeografia de Characidium (Crenuchidae): um estudo integrativo em quatro ecorregiões neotropicais

Bacias costeiras, Characidiinae, Filogeografia, diversificação, Região Neotropical, Taxonomia

Characidium compreende 83 espécies válidas e é considerado um gênero monofilético, amplamente distribuído em rios da América do Sul. Variações no padrão de colorido e morfologia externa, aliado ao fato de muitas populações identificadas apenas em nível genérico na literatura, têm indicado que algumas das espécies de Characidium representem, na verdade, complexos de espécies. Nessa tese são abordadas questões relacionadas à delimitação de espécies de Characidium em ecorregiões com rios que drenam o nordeste brasileiro, área ainda pouco estudada em relação ao gênero. Os capítulos um, dois e três versam sobre a descrição de três espécies novas do gênero, ampliando o número de espécies com ocorrência nos rios das ecorregiões de interesse. No quarto capítulo, foi realizado um estudo taxonômico utilizando uma abordagem integrativa com dados morfológicos e moleculares, visando delimitar espécies do gênero Characidium em rios destas ecorregiões e discutir as relações entre elas e delas com outras congêneres, além de discutir o padrão de distribuição das mesmas. Para isto, além da abordagem morfológica, também foram realizadas uma análise filogenética molecular e três análises de delimitação molecular de espécies, com base no marcador mitocondrial Citocromo Oxidase I. Foram delimitadas 15 Unidades Evolutivas Operacionais (UTOs) como hipóteses de espécies suportadas pelos dados morfológicos e pelos resultados de ao menos um método de delimitação molecular: 10 correspondem a espécies válidas já conhecidas para as áreas estudadas, quatro são morfotipos similares a espécies já descritas, mas com características que não permitem a identificação deles como tais, e uma UTO corresponde a uma potencial espécie nova ainda a ser descrita. Além disso, incongruências entre os resultados obtidos a partir dos dados morfológicos e moleculares foram observadas na delimitação de C. bahiense, C. bimaculatum, C. gomesi e de alguns morfotipos propostos. Os resultados também indicam que as espécies de Characidium das ecoregiões que incluem rios que drenam o nordeste do Brasil não formam um grupo monofilético, uma vez que algumas espécies estudadas são mais proximamente relacionadas a espécies de outras ecoregiões. Por fim, no capítulo 5, foram investigados os limites intraespecíficos envolvendo populações disjuntas de C. bahiense e a história de diversificação dessas populações, através de uma abordagem molecular multilocus e de dados morfológicos. Ainda neste capítulo, dados de reconstrução de paleodrenagens costeiras durante o Último Máximo Glacial e possíveis capturas fluviais foram usados para investigar a distribuição da variação genética encontrada para esta espécie. Os resultados mostram existir discordância mitonuclear, na qual duas linhagens propostas com base no mtDNA aparecem estruturadas e não monofiléticas. Análises multilocus, incluindo marcadores nucleares, por sua vez, recuperam o monofiletismo dessas linhagens e mostram uma diversificação recente entre as populações da espécie. Dados morfológicos indicam que todos os espécimes de C. bahiense analisados são coespecíficos. Os resultados também sugerem que a atual distribuição de C. bahiense pode ter sido diretamente influenciada por mudanças no fluxo do rio São Francisco e eventos geomorfológicos de capturas fluviais entre as bacias onde a espécie ocorre durante o Pleistoceno. Todos os resultados obtidos aqui representam parte de um estudo pioneiro e inédito feito com a família Crenuchidae, para a qual a maioria dos trabalhos tem como foco espécies amazônicas.

Presidente - 1561582 - ANGELA MARIA ZANATA
Interno - 032.280.047-16 - PAULO ROBERTO ANTUNES DE MELLO AFFONSO - UFSCAR