PPGBIOEVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO (PPGBIOEVO) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANDRÉ DA SILVA FERREIRA

DISCENTE : ANDRÉ DA SILVA FERREIRA
DATA : 29/06/2020

Taxonomia e sistemática de Geniatini Burmeister, 1844 com ênfase em Lobogeniates Ohaus, 1917 e Trizogeniates Ohaus, 1917 (Coleoptera: Scarabaeoidea: Melolonthidae: Rutelinae)

cladística, morfologia, Neotropical, Scarabaeoidea, taxonomia.

Geniatini Burmeister é uma das tribos de Rutelinae, com 346 espécies e 2 subespécies descritas em 13 gêneros, sendo registrada do Sul México à América do Sul e nas Pequenas Antilhas, no Caribe. Até o momento não existem hipóteses sobre as relações filogenéticas dos gêneros de Geniatini. Lobogeniates Ohaus possui 35 espécies descritas, com registros para as Américas Central e do Sul. Trizogeniates Ohaus possui 31 espécies descritas, sendo registrado da Costa Rica ao norte da Argentina e Paraguai. Este estudo teve como objetivos propor uma hipótese filogenética para os gêneros de Geniatini, fazer a revisão taxonômica das espécies de Lobogeniates, confeccionar uma chave e um catálogo para as espécies do gênero, descrever as espécies novas de Lobogeniates e Trizogeniates, propor uma hipótese filogenética para as espécies de Lobogeniates, confeccionar um catálogo e uma chave identificação para as espécies brasileiras de Trizogeniates e atualizar a distribuição geográfica do gênero. Para a reconstrução filogenética de Geniatini foram utilizados 196 caracteres morfológicos de 65 táxons terminais, 58 do grupo interno e 7 do grupo interno. A análise com pesos iguais recuperou os 13 gêneros de Geniatini como: Rhizogeniates (Mimogeniates ((Microchilus (Bolax + Leucothyreus)) ((Heterogeniates (Evanos + Eunanus)) ((Xenogeniates + Geniatosoma) (Trizogeniates (Geniates + Lobogeniates)))))). Foram descritas 27 espécies novas, denominadas de Lobogeniates sp.n.1–27. Foram designados lectótipos de L. bicolor Ohaus, L. brevior Ohaus, L. collaris (Burmeister), L. flavolineatus Ohaus, L. fuscopunctatus Ohaus, L. marronus Ohaus, L. nigripennis Ohaus, L. panamensis (Arrow), L. signatus (Burmeister). Neótipos de L. apicalis Ohaus, L. catullus Ohaus, e L. tucumanensis (Camerano) foram designados. Quatro combinações novas foram propostas: Geniates distans Burmesiter, G. immaculatus Camerano, G. panamensis Arrow e G. leptopus Frey foram transferidas para Lobogeniates. Lobogeniates catullus Ohaus é um sinônimo novo de L. fuscopunctatus Ohaus; L. elegans Ohaus é um sinônimo novo de L. distans (Burmesiter); e L. panamaensis (Frey) é um sinônimo novo de L. panamensis (Arrow). A análise cladística de Lobogeniates foi composta por 66 táxons terminais, 61 do grupo interno e 5 do grupo externo. A análise com pesos implícitos recuperou as espécies de Lobogeniates como: Lobogeniates sp.n.21 ((((grupo bicolor) + ((grupo distans) + (grupo tucumanensis + grupo immaculatus))) + ((grupo collaris) ((Lobogeniates sp.n.14) + (grupo fuscopunctatus + grupo panamensis)))). Foram descritas sete espécies novas de Trizogeniates, com novos registros para 12 espécies.

Interno - 1675036 - ADOLFO RICARDO CALOR
Interno - 2133310 - DOMINGOS BENICIO OLIVEIRA SILVA CARDOSO