PPGBIOEVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO (PPGBIOEVO) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MANOEL JOAQUIM BURGOS DE PAULA RODRIGUES DE MIRANDA

DISCENTE : MANOEL JOAQUIM BURGOS DE PAULA RODRIGUES DE MIRANDA
DATA : 31/03/2020
LOCAL: Instituto de Biologia

Taxonomia de Phylloicus Müller, 1880 (Trichoptera: Calamoceratidae) ocorrentes no Nordeste brasileiro

biodiversidade, insetos aquáticos, lista de espécies, novas espécies, tricópteros

Trichoptera Kirby, 1813 é uma ordem de insetos aquáticos, constituída atualmente por 83 famílias, 765 gêneros e cerca de 16.800 espécies válidas, sendo a sétima maior em números de espécies dentre todas as ordens de insetos e a maior dentre as originalmente aquáticas. Na Região Neotropical 3.262 espécies de Trichoptera são descritas, 795 destas ocorrem no Brasil. Entre as espécies ocorrentes em território nacional, há 16 famílias, sendo cinco da subordem Annulipalpia e 11 da subordem Integripalpia. Dentre os Integripalpia, Calamoceratidae possui aproximadamente 200 espécies descritas, distribuídas em oito gêneros viventes, sendo que apenas dois destes ocorrem exclusivamente na Região Neotropical: Banyallarga Navás, 1916 e Phylloicus Müller, 1880, este último o único que ocorre no Brasil. Atualmente 25 espécies de Phylloicus são registradas para o Brasil, destas, apenas oito foram registradas na Região Nordeste do país. Assim, o objetivo do presente trabalho é ampliar o conhecimento taxonômico acerca do gênero Phylloicus por meio da atualização das espécies ocorrentes no Nordeste brasileiro, incluindo a descrição de cinco novas espécies. Os espécimes identificados foram provenientes dos acervos do Museu de História Natural da Bahia (UFBA) e da Coleção Zoológica do Maranhão (CZMA), assim como de coletas realizadas. Para a identificação específica, os machos tiveram seus abdomens removidos e diafanizados (hidróxido de potássio 10% e Ácido lático 85%). Cinco espécies novas são descritas e sete espécies são registradas, duas destas (P. major e P. pirapo) representam novos registros para a Bahia (primeiro registro de P. major para a Região Nordeste), uma para o Ceará (P. fenestratus) e, outra (P. bidigitatus), para os estados de Pernambuco e Sergipe, constituindo os primeiros registros do gênero nestes dois estados. Com este trabalho o número de espécies ocorrentes na Região Nordeste do Brasil sobe de oito para 13, com a adição do registro de cinco espécies novas (quatro ocorrentes no estado da Bahia e uma no estado do Ceará) e adição e invalidação de ocorrência para P. major (Bahia) e P. abdominalis (Bahia e Ceará), respectivamente.

Presidente - 1675036 - ADOLFO RICARDO CALOR
Interno - 250.273.218-21 - FREDDY RUBEN BRAVO QUIJANO - UEFS