PPGBIOEVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO (PPGBIOEVO) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LARISSA LAIANE DOS SANTOS QUEIROZ

DISCENTE : LARISSA LAIANE DOS SANTOS QUEIROZ
DATA : 25/10/2019
LOCAL: UFBA, campus Ondina

Trichoptera do Parque Municipal de Mucugê (Chapada Diamantina): novos registros e novas espécies

taxonomia, Smicridea, Neotropical, entomologia aquática, Parque Municipal de Mucugê

Trichoptera Kirby compreende a ordem de insetos estritamente aquáticos com maior número de espécies, visto que até o momento foram descritas cerca de 15.000 espécies, porém, estima-se que possam existir cerca de 50.000 espécies. A ordem possui representantes em todos os continentes, com exceção da Antártida. Na Região Neotropical, 3.262 espécies foram descritas, das quais 738 ocorrem no Brasil, representando 16 famílias e 70 gêneros. Se tratando das regiões brasileiras, o nordeste, tem recebido pouca atenção dos taxonomistas o que acabou repercutindo no conhecimento da Trichopterofauna desta região. Nesse contexto, estudos de levantamento faunístico e descrição de novas espécies na Região Nordeste são importantes. A área de estudo é o Parque Municipal de Mucugê, situado na Chapada Diamantina. O PMM abriga a nascente de três riachos (Bandeira, Boiadeiro e Morro Fervido), além de ter os rios Cumbuca e Mucugê em suas margens, todos fazendo parte da bacia do Paraguaçu. Assim, trata-se também de área de relevância para preservação dos recursos hídricos da região.  Foram estabelecidos seis pontos dentro do PMM (Córrego Bandeira, Córrego Boiadeiro, Córrego Morro Fervido, Cachoeira do Tiburtino, Rio Cumbuca e Rio Piabinha) e cinco pontos nas adjacências do PMM. Foram coletados 5637 espécimes, utilizando armadilhas de atração luminosa (bandeja, lençol e Pensilânia), armadilha de interceptação de vôo (malaise) e o puçá. Os espécimes foram diafanizados usando Hidróxido de potássio (KOH) ou ácido lático para posterior identificação e as espécies novas foram ilustradas com o auxílio de microscópio com câmara clara acoplado e vetorizadas no Adobe® Ilustrator® CS5. Das espécies identificadas oito espécies constituem novos registros para Bahia (Cernotina antonina, C. bibrachiata, C. filiformes, C. Flexuosa, Helicopsyche (Feropsyche) monda, Marilia aiuruoca, Phylloicus major e Triplectides neotropicus) e seis já possuem registro para Bahia, porém, configuram-se como novos registros para a região da Chapada Diamantina (Phylloicus paprockii, Atopsyche (Atopsaura) kamakan, Oecetis froehlich, Oecetis furcata, Triplectides gracilis e Chimarra (Chimarra) anticheira). Além disso, oito novos registros para o bioma Caatinga (Phylloicus major, Helicopsyche (Feropsyche) monda, Triplectides Neotropicus, Marilia Aiuruoca, Cernotina antonina, C. bibrachiatta, C. filiformes e C. flexuosa). Com o presente trabalho, o número de registros para a região Nordeste passa a ser 141 espécies e a Bahia vai de 72 para 80 espécies registradas. O que demostra que a Região Nordeste possui uma variedade considerável e que os números não têm refletido a diversidade da ordem na região. Por isso, trabalhos taxonômicos apresentam grande importância para o conhecimento acerca das espécies ocorrentes na região, bem como a distribuição.

Interno - 250.273.218-21 - FREDDY RUBEN BRAVO QUIJANO - UEFS
Interno - 1675036 - ADOLFO RICARDO CALOR