PPGBIOEVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO (PPGBIOEVO) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: VIVIAN VASCONCELLOS SOARES

DISCENTE : VIVIAN VASCONCELLOS SOARES
DATA : 31/10/2019
LOCAL: Salão Nobre do Instituto de Biologia da UFBA

Influência da evolução e da ecologia na reprodução de Porifera

ultraestutura; gametas; larva; multimodel

As esponjas são animais simples, não apresentam tecido nem órgãos verdadeiros. Os planos corporais das esponjas estão diretamente relacionados ao sistema aquífero, sendo nele que se realiza as principais atividades fisiológica. Como as esponjas não apresentam gônadas, as células que compõem seu corpo se modificam dando origem aos espermatozoides e ovócitos. A morfologia, a nível ulltraestrutural, dos espermatozoides e dos ovócitos é influenciada não só pela posição filogenética da espécie, mas também pelas condições fisiológicas e pelas demandas funcionais durante a dispersão do gameta e os processos subsequentes à fertilização. Entretanto, nas esponjas, tanto as condições fisiológicas quanto as relações filogenéticas das diversas morfologias dos espermatozoides e ovócitos ainda permanecem pouco compreendidos. A fecundação resulta em um embrião que se desenvolve em uma forma larvar. Dependendo dos padrões de clivagem, de morfogênese e da morfologia da larva, o desenvolvimento embrionário em Porifera pode ser classificado em oito tipos característicos das diferentes linhagens evolutivas. A larva parenquimela é considerada a mais complexa, uma vez que sua organização e seus tipos celulares pode variar dentro do gênero. Entretanto, os tipos celulares e suas funções no processo de desenvolvimento ainda não são bem compreendidos. Um outro aspecto que deve ser estudado em Porifera é a reprodução assexuada, que é uma importante estratégia para as esponjas, pois, pode compensar o fato dos gametas serem liberados na coluna d’água. O período reprodutivo (assexual e sexual) das esponjas não apresenta um padrão claro. Conhecer as estratégias e dinâmicas reprodutivas é importante para entender a dinâmica de população, biogeografia e continuidade das espécies, uma vez que a dinâmica ecológica de muitas espécies marinhas são afetadas por suas histórias de vida. Dessa forma, essa tese tem como objetivo geral investigar a ultraestrutura dos elementos reprodutivos e a dinâmica reprodutiva em diferentes linhagens de Porifera visando compreender suas implicações evolutivas e ecológicas. Como objetivos específicos, iremos: (1) comparar a espermatogêneses de Tedania ignis, Iphon piceus e Iophon proximum ordem Poecilosclerida; (2) comparar a ovogênese de Cinachyrella apion e Tethya maza; (3) comparar os tipos celulares e a estrutura de larvas parenquimelas Amphimedon queenslandica e Tedania ignis;(4) entender a influência dos fatores ambientais na região entremarés na reprodução assexuada e sexuada de Cinachyrella apion e Tethya maza.

Presidente - 1914176 - EMILIO DE LANNA NETO
Interno - 033.068.485-06 - ANA CAROLINA SOUSA DE ALMEIDA - UFPE