PPGBIOEVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO (PPGBIOEVO) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAFAEL RABELLO FERMIANO

DISCENTE : RAFAEL RABELLO FERMIANO
DATA : 25/05/2022
LOCAL: Salvador, Bahia

Taxonomia do gênero Cyathus Haller (Basidiomycota) em fragmentos de Floresta Atlântica e Cerrado da Bahia, Brasil

Macrofungos, Basidiomycota, Nidulariaceae, Morfologia, Nordeste brasileiro

Os fungos do gênero Cyathus são popularmente conhecidos como “fungos ninho-de-passarinho” e se caracterizam pela presença de basidiomas em forma de sino ou cone invertido, com a superfície da parede lisa ou possuindo estrias verticais, além de apresentar pequenas estruturas lenticulares no interior, os peridíolos. Cyathus pertence à família Nidulariaceae juntamente com os gêneros Mycocalia, Nidularia, Nidula e Crucibulum; sendo Cyathus o mais representativo. O estado da Bahia possui pontos de grande biodiversidade e endemismo, a exemplo da Chapada Diamantina, com fitofisionomias de campo rupestre, cerradão, entre outros, e da região costeira, onde predomina a Floresta Atlântica. Este trabalho objetivou levantar a riqueza taxonômica dos fungos do gênero Cyathus em fragmentos de Floresta Atlântica e Cerrado da Bahia, no nordeste do Brasil, bem como ampliar a coleção de fungos do herbário ALCB. Foram realizados estudos morfológicos macro e microscópicos, bem como estudos moleculares para as espécies propostas como novas para a ciência. A região ITS foi amplificada utilizando combinações de iniciadores ITS1 e ITS4. Para os estudos moleculares, a análise filogenética foi realizada com dados concatenados no PAUP e MrBayes, com Máxima Parcimônia e análise Bayesiana, respectivamente. Foram identificadas 12 espécies do gênero Cyathus, a saber: C. discoideus como primeiro registro para as Américas; C. costatus como primeiro registro para o Brasil; C. morelensis e C. stercoreus como primeiro registro para o Nordeste brasileiro; C. badius, C. earlei, C. hortensis, C. triplex, como primeiro registro para o estado da Bahia; C. limbatus e C. striatus como segundo registro para o estado da Bahia; e duas propostas de espécies novas para a ciência, C. mucugensis e C. torrendii. Os resultados obtidos são de grande relevância para o conhecimento da funga nordestina brasileira, servindo para subsidiar projetos de conservação e utilização sustentável dos biomas brasileiros.

Presidente - 1646424 - BIANCA DENISE BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - FELIPE WARTCHOW - UFPB