PPGBIOEVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO (PPGBIOEVO) INSTITUTO DE BIOLOGIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JESSICA FERNANDA GOMES PIO

DISCENTE : JESSICA FERNANDA GOMES PIO
DATA : 12/09/2022
LOCAL: Instituto de Biologia

Influência de detritos foliares na colonização de larvas de Chironomidae em um riacho no Cerrado Brasileiro

Dissimilaridade de grupo trófico funcional, decomposição foliar, Cerrado brasileiro, macroinvertebrados bentônicos, grupo alimentar funcional, detritos foliares, riqueza, variação temporal.

A assembleia de Chironomidae associada a vegetação é fundamental para a dinâmica do fluxo de energia. Além da influência dos detritos foliares, a variação ambiental em diferentes escalas espaciais também é um fator importante na estruturação de assembleias de Chironomidae. Os objetivos deste estudo foram: i) avaliar os efeitos da variabilidade temporal da entrada de vegetação alóctone e as interações dos detritos foliares sobre a sucessão de assembleias de Chironomidae em um ciclo anual de um riacho do Cerrado e; ii) avaliar a estrutura e a composição taxonômica e trófica de uma assembleia de larvas de Chironomidae associada ao detrito foliar em um riacho tropical em diferentes períodos sazonais. As folhas foram coletadas em dois protocolos distintos no riacho Boiadeiro (Cerrado) nos períodos seco, chuvoso e de transição (chuvoso-seco e seco-chuvoso). No 1º protocolo, as folhas foram coletadas por 30 dias, e foram posteriormente incubadas no riacho para avaliação do processo de colonização por Chironomidae e perda de massa da vegetação após 90 dias. No 2º protocolo, as folhas foram coletadas por 30 dias. Após, elas foram incubadas neste riacho para avaliação do processo de colonização por Chironomidae e atividade microbiana após 30 dias. No 1º estudo foram identificados 485 indivíduos. Os períodos seco e de transição seco-chuvoso apresentaram menor riqueza e abundância para os grupos tróficos funcionais (GTF). A composição de GFT de Chironomidae demonstrou que a variação temporal entre os períodos do ano foi mediada pelo tempo de exposição do detrito foliar no riacho, sendo mais segregada nos períodos seco e chuvoso. No 2º estudo foram identificados 3.892 indivíduos. A riqueza de Chironomidae foi associada positivamente com a quantidade de conídios de fungos aquáticos nos detritos foliares. As larvas com hábito coletor-catador foram as mais abundantes e mais diversificadas. No período seco foram registrados os maiores valores de abundância e riqueza total, enquanto no período chuvoso ocorreu a maior variabilidade taxonômica de Chironomidae. Em conclusão, a colonização de detritos foliares por larvas de Chironomidae foi regulada pelo tempo de permanência do material vegetal alóctone no riacho. As maiores variações ambientais do período chuvoso associadas a um aumento da biomassa de organismos decompositores aumentaram a variabilidade taxonômica e reduziram a abundância e a riqueza total das larvas de Chironomidae.

Interno - 1913950 - CARLOS EDUARDO COPATTI
Externo ao Programa - 1522389 - FRANCISCO CARLOS ROCHA DE BARROS JUNIOR