PPGDANCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA (PPGDANCA) ESCOLA DE DANÇA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EMANOEL MAGALHÃES COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANOEL MAGALHÃES COSTA
DATA : 06/05/2019
HORA: 18:00
LOCAL: Escola de Dança
TÍTULO:

LADRILHOS DO CORPO: METÁFORAS DE EMPODERAMENTO NOS PROCESSOS DE DANÇA DO GRUPO PODER GRISALHO


PALAVRAS-CHAVES:

Dança com idosas. Grupo Poder Grisalho. Envelhecimento. Metáforas de empoderamento


PÁGINAS: 134
RESUMO:

A dissertação “Ladrilhos do corpo: metáforas de empoderamento nos processos de
Dança do Grupo Poder Grisalho” (GPG) busca como objetivo geral identificar e
refletir sobre o uso de metáforas nos processos artístico-educativos com as idosas
que pertencem ao GPG, com a proposta de indicar possíveis ações de
empoderamento, que contribuam com o processo de reconhecimento do envelhecer,
em modo de maior aceitação e orgulho de si, reconhecimento do saber acumulado e
do muito a aprender e a viver. Busca-se explanar, discutir e analisar, junto a
arcabouços teóricos, ações de empoderamento de forma compartilhada com as
idosas e suas experiências em sala de aula e com a compreensão da dança como
ação cognitiva do corpo. Versa também acerca das possibilidades da expressão do
corpo que envelhece, de suas configurações na dança, suas mudanças,
transformações, vínculos e conquistas. A pesquisa de natureza qualitativa consiste
em um estudo desenvolvido sob a forma de uma pesquisa-ação (THIOLLENT,
2011). Nas ações de ensino/aprendizagem, os procedimentos metodológicos se dão
com práticas de grupo que incentivam o fazer em (com)partilhamento, com
elaboração de produções em dança, por meio de noções de Cinesiologia, jogos de
improvisação e jogos de linguagem verbal que utilizam metáforas de
empoderamento. A expectativa era que esta pesquisa constituísse como
procedimentos metodológicos por meio de ações pedagógicas que versem sobre a
arte da dança no processo do envelhecer, possibilitado, emancipado e empoderado
destas senhoras. Este estudo apresenta contribuição significativa com ações de
ensino/aprendizagem na experiência artística para idosas. Para tanto, foram
realizadas entrevistas semiestruturadas com análise e reflexão dos dados que são
parte dos resultados desta pesquisa. Os principais referenciais são Rengel (2007)
com a proposição de procedimento metafórico do corpo como um processo
cognitivo; Nunes (2014) que explicita as interações em grupo e a transformação
pessoal e do coletivo e Rancière (2002) que propõe uma abordagem educacional
para os processos dialógicos baseados na igualdade das inteligências e sua
desierarquização. Foi possível, no tanger desta pesquisa, identificar, a partir da
análise das entrevistas, questões e possibilidades de reflexão sobre aspectos
referentes ao uso de metáforas de empoderamento e a emancipação do GPG,
relacionados aos processos de dança como construção de um autorreconhecer do
seu processo de envelhecimento. Coinfluências puderam ser identificadas em todas
as dimensões na vida destas senhoras, bem como no sentimento de serem capazes
de alcançar novos desafios para e que assim possam compartilhar as experiências e
conhecimentos com elas mesmas e com outras senhoras fora do grupo. Sendo
assim, este estudo aponta (i)limitações, poéticas de (re)existir e perspectivas
enfrentadas por estas idosas indicando relevâncias sociais, acadêmicas, a fim de
contribuir na continuidade de futuros aprofundamentos que abordem ações de
arte e da dança desenvolvidas com grupo de idosas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674636 - LENIRA PERAL RENGEL
Interno - 2566537 - RITA FERREIRA DE AQUINO
Externo à Instituição - KATHYA MARIA AYRES DE GODOY
Notícia cadastrada em: 23/08/2019 09:49
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