Banca de DEFESA: GLAUCYA CARREIRO BOECHAT

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLAUCYA CARREIRO BOECHAT
DATA : 08/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual - WebConf do PGCOMP
TÍTULO:

Uma Investigação sobre Análise de Sentimentos e Categorização de Issues Reabertas do GitHub


PALAVRAS-CHAVES:

Reabertura de issues, análise de sentimentos,  categorização de issues, mineração de repositório de software.


PÁGINAS: 123
RESUMO:

   A reabertura de issues representa um desafio significativo no desenvolvimento e manutenção de software, aumentando os custos e a complexidade dos esforços envolvidos. Essa ocorrência muitas vezes indica problemas não resolvidos ou mal compreendidos na comunicação entre os colaboradores do projeto e os usuários em plataformas como o GitHub.
Esta tese tem como objetivo aprofundar a compreensão do conceito de reabertura de issues em repositórios de software de código aberto do GitHub, considerando dados históricos, categorização de issues e análise de sentimentos dos desenvolvedores presentes nas discussões associadas a essas issues.
   Nossa metodologia envolveu o uso da ferramenta SentiStrength-SE, adaptada para léxicos da área de Engenharia de Software, para calcular a polaridade e o sentimento nos textos das discussões relacionadas às issues. Em seguida, desenvolvemos um modelo de categorização automática de issues, classificando-as em categorias específicas, como banco de dados, configuração, desempenho, funcional, GUI, info, permissão/obsoleto, redes, segurança e testes. Essa abordagem permite uma priorização mais eficaz na resolução das issues reabertas, direcionando recursos de forma mais precisa. Por último, caracterizamos a reabertura de issues de acordo com os sentimentos dos desenvolvedores contidos nos textos das discussões em cada categoria de issue.
   Os resultados revelaram que a análise de sentimentos, quando aplicada isoladamente, não mostrou uma métrica eficaz para identificar reabertura de issues. No entanto, identificamos que certos tipos de categorias de issues estão mais propensos a problemas relacionados à reabertura. Isso aponta para a importância da categorização de issues em conjunto com a análise de sentimentos para uma abordagem mais eficiente na prevenção e tratamento das reabertura de issues em repositórios de software de código aberto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674550 - MANOEL GOMES DE MENDONCA NETO
Externo ao Programa - 2973264 - RODRIGO ROCHA GOMES E SOUZA - UFBAExterno à Instituição - GLAUCO DE FIGUEIREDO CARNEIRO - UFS
Externo à Instituição - MÁRIO ANDRÉ DE FREITAS FARIAS - IFSE
Externo à Instituição - EMMANUEL SÁVIO SILVA FREIRE - IFCE
Notícia cadastrada em: 09/02/2024 09:27
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA