Banca de DEFESA: ERINALDO SANTOS OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERINALDO SANTOS OLIVEIRA
DATA : 31/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/christina-von-flach-garcia-chavez
TÍTULO:

Um Modelo para Avaliar a Eficácia do Uso de Projetos FLOSS no Ensino de Engenharia de Software: Uma Proposta baseada em Análise de Conteúdo


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Conteúdo, Modelo de Avaliação, Software de Código Aberto, Currículo, Educação em Engenharia de Software


PÁGINAS: 170
RESUMO:

Contexto: A  demanda crescente da indústria de software por profissionais qualificados coloca em evidência a importância e necessidade de valorização da Educação em Engenharia de Software (EES) na formação de egressos dos cursos superiores da área de Computação. Educadores são desafiados continuamente a acompanhar as tendências emergentes na área, a identificar técnicas adequadas e incorporá-las em suas disciplinas de engenharia de software, de modo a promover o desenvolvimento de habilidades e competências que garantam aos egressos dos cursos da área de Computação uma formação que concilie o aprendizado de conceitos, processos, técnicas e ferramentas proporcionado no ambiente acadêmico com as necessidades e melhores práticas da indústria de software. Projetos de Software Livre/Código Aberto (FLOSS) trazem uma oportunidade para que estudantes e professores de cursos de graduação possam trabalhar o conteúdo da disciplina de engenharia de software em projetos realistas, que trazem uma experiência de mundo real próxima das exigências do mundo do trabalho. Problema: Um dos desafios associados ao uso de FLOSS na EES é como o educador pode avaliar o projeto escolhido como recurso de ensino e aprendizagem, bem como sua eficácia para o objetivo pedagógico proposto pela atividade ou disciplina. Torna-se relevante o uso de métodos ou modelos de avaliação que permitam ao docente mensurar e avaliar os resultados provenientes da sua escolha, de acordo com as exigências de aprendizagem necessárias após a conclusão da atividade ou disciplina. Objetivo: Este trabalho propõe a criação de um modelo para avaliar a eficácia do uso de projetos FLOSS no ensino da disciplina de Engenharia de Software. O modelo proposto será baseado no mapeamento de critérios de avaliação que serão estruturados de forma a facilitar a análise sobre o alcance dos objetivos pedagógicos planejados para o componente curricular. Método de Pesquisa: Por meio da Análise de Conteúdo, pretende-se identificar competências e habilidades técnicas e sociotécnicas mais relevantes para a disciplina de Engenharia de Software, segundo as principais diretrizes curriculares do Brasil e do exterior, e investigar aspectos de interferência tanto técnicas quanto pedagógicas, do uso de projetos FLOSS no ensino da disciplina de engenharia de software. Com base nestas informações, pretende-se definir os critérios de avaliação e, por meio de um diálogo teórico, identificar suas relações para propor um modelo de avaliação da eficácia do uso de projetos FLOSS no ensino de Engenharia de Software. Contribuições Esperadas: O uso de métodos para avaliar projetos FLOSS na EES mostra-se uma solução viável para o desenvolvimento real de competências e habilidades associadas a aspectos teóricos e práticos da engenharia de software, importantes na formação de profissionais das diversas vertentes da área de Computação. O uso de métodos para avaliar projetos FLOSS na EES pode estimular a inserção dos educadores no ecossistema de FLOSS, além de oferecer novas formas de avaliação aos que reconhecem e adotam tais projetos em sala de aula. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 287345 - CHRISTINA VON FLACH GARCIA CHAVEZ
Interna - 1678446 - LAIS DO NASCIMENTO SALVADOR
Externo à Instituição - ROBERTO ALMEIDA BITTENCOURT - UEFS
Notícia cadastrada em: 08/03/2023 06:41
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