Banca de DEFESA: EMMANUEL SÁVIO SILVA FREIRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMMANUEL SÁVIO SILVA FREIRE
DATA : 30/01/2023
HORA: 13:00
LOCAL: Virtual Google Meets: meet.google.com/bfk-aiki-bvs
TÍTULO:

Organizando o Estado da Prática em Prevenção, Monitoramento e Pagamento de Dívidas Técnicas em Projetos de Software


PALAVRAS-CHAVES:

dívida técnica, gerenciamento da dívida técnica, prevenção da dívida técnica, monitoramento da dívida técnica, pagamento da dívida técnica, família de surveys, diagramas IDEA


PÁGINAS: 244
RESUMO:

Contexto: Dívida Técnica (DT) descreve os efeitos de artefatos imaturos no desenvolvimento de software que podem trazer benefícios a curto prazo, mas que poderão ter que ser pagos com juros a longo prazo. O gerenciamento da DT equilibra os objetivos de curto e longo prazo, auxiliando as equipes de desenvolvimento a decidir sobre a necessidade e o melhor momento para eliminar a dívida. Dentre as atividades de gerenciamento da DT, tem-se a prevenção, o monitoramento e o pagamento. Por meio da prevenção, é possível evitar que equipes incorram em DT, enquanto o monitoramento as auxilia a acompanhar a evolução dos itens da DT em relação ao custo-benefício de eliminá-los ou não, ou seja, pagar os itens da dívida. Conhecer as práticas utilizadas para prevenir, monitorar e pagar os itens da DT pode auxiliar equipes de desenvolvimento na escolha da melhor prática a ser utilizada nos seus projetos. Identificar as razões que levam à não prevenção, ao não monitoramento e ao não pagamento da DT pode ajudar equipes a entenderem quais aspectos precisam ser melhorados para possibilitar o gerenciamento da DT. Embora a literatura técnica tenha investigado a prevenção, o monitoramento e o pagamento da DT, os resultados atuais refletem apenas o ponto de vista de um pequeno número de profissionais e organizações. Para alcançar os benefícios da gestão da DT, é necessário investigar mais profundamente as práticas e as razões associados a essas atividades da DT.

Objetivo: Esta tese tem como objetivo investigar, por meio da replicação contínua e independente de uma família de surveys conduzidos globalmente, o estado da prática sobre a prevenção, o monitoramento e o pagamento de itens da DT em projetos de software.

Método: Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura sobre o estado atual da pesquisa sobre DT e sua prevenção, monitoramento e pagamento. Em seguida, foram analisados os dados coletados por seis equipes de replicação do projeto InsighTD, uma família de surveys globalmente distribuída sobre causas, efeitos e gerenciamento da DT. A partir do corpo de conhecimento resultante das análises dos dados de InsighTD, foram definidos três artefatos: uma versão atualizada do modelo conceitual de DT, um conjunto de mapas conceituais e os diagramas IDEA (Impediments, Decision factors, Enabling practices, and Actions). Por fim, os três artefatos foram avaliados por meio de estudos de casos na academia e na indústria.

Resultados: Esta tese apresenta as principais práticas utilizadas para prevenir, monitorar e pagar itens da DT e as razões que justificam a não aplicação dessas práticas. Em relação à prevenção da DT, requisitos bem definidos, adoção de boas práticas de programação e melhor gerenciamento do projeto estão entre as cinco práticas relacionadas à prevenção mais citadas, enquanto prazo curto, gerenciamento ineficiente e falta de previsibilidade no desenvolvimento de software estão entre as cinco razões mais citadas para justificar a não prevenção da dívida. Sobre o monitoramento da DT, backlog composto por itens da DT, utilização de ferramentas e reuniões da equipe estão entre as cinco práticas relacionadas ao monitoramento mais citadas, enquanto falta de interesse, foco em metas de curto prazo e falta de tempo estão entre as cinco razões utilizadas para explicar o não monitoramento de itens da DT. Em relação ao pagamento da DT, refatoração de código, investindo esforço nas atividades de pagamento da DT e refatoração de design estão entre as cinco práticas relacionadas ao pagamento mais citadas, enquanto foco em metas de curto prazo, falta de interesse organizacional e falta de tempo estão entre as cinco razões mais citadas para explicar o não pagamento da DT. O modelo conceitual da DT foi atualizado por meio da inclusão do conhecimento oriundo do estado da prática e todas as práticas e razões, juntamente com seus tipos, natureza e categorias, foram organizadas em mapas conceituais e diagramas IDEA. Por meio da avaliação do modelo conceitual e do mapa de pagamento da DT, foi encontrado que eles são bem-organizados e fornecem informações valiosas para definir estratégias de gerenciamento da DT. A avaliação dos diagramas IDEA forneceu evidências positivas de que eles são fáceis de ler e seguir e podem influenciar as decisões sobre como gerenciar itens de TD. Conclusão: Utilizando dados de InsighTD, esta tese explora o estado da prática da prevenção, monitoramento e pagamento da DT, revelando as principais práticas utilizadas para realizar essas atividades e as razões que evitam sua execução. Todo o corpo de conhecimento foi organizado em três artefatos que podem guiar novas investigações sobre a DT e apoiar os profissionais de software a aumentar suas capacidades e reduzir seus problemas no gerenciamento de itens de dívida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674550 - MANOEL GOMES DE MENDONCA NETO
Externo à Instituição - MARCOS KALINOWSKI - PUC - RJ
Externo à Instituição - RENATO LIMA NOVAIS - IFBA
Externo à Instituição - UIRÁ KULESZA - UFRN
Externa à Instituição - DANIELA SOARES CRUZES
Notícia cadastrada em: 12/01/2023 01:51
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA