Banca de DEFESA: EDSON MOTA DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDSON MOTA DA CRUZ
DATA : 01/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/aoe-sovm-xmr
TÍTULO:

DaRkaM: Um Framework de Redução de Dados Baseado na Névoa Aplicado ao Contexto da Computação Urbana


PALAVRAS-CHAVES:

Redução de Dados, Agrupamentos, Aprendizado de Máquina, Computação em Névoa, Redes Ad Hoc Veiculares, Sistemas de Transporte Inteligente;


PÁGINAS: 149
RESUMO:

Os Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) são projetados para analisar o fluxo de veículos nas rodovias com o objetivo de identificar eventuais anomalias de tráfego, garantindo maior eficiência na tomada de decisão. Estes sistemas podem ser estruturados no contexto das redes veiculares Ad-Hoc (VANET), na qual realizam a tarefa de integrar os elementos do espaço urbano por meio de um sistema de comunicação distribuída. Analogamente, aplicações ITS requerem um monitoramento constante das rodovias e tal monitoramento visa analisar, entre outros aspectos, a variação da densidade de veículos ao longo do tempo. Em geral, este processo ocorre por meio do envio periódico de dados situacionais do ambiente de mobilidade para a nuvem. Como consequência, os conjuntos de dados enviados em alta frequência para nuvem formam um fluxo contínuo de dados a serem processados e essa dinâmica resulta no aumento progressivo do custo de comunicação. Esse fenômeno ocorre em função do volume de dados transferidos no enlace entre a névoa e a nuvem, elevando os riscos de sobrecarga no canal de comunicação, além de aumentar a latência durante as requisições de serviços disponibilizados na nuvem. Diante disso, propõe-se neste trabalho, a elaboração de uma arquitetura multicamada para redução de dados baseada em Fog Computing denominada DaRkaM, acrônimo em inglês para (Data Reduction Framework for Traffic Management). A estratégia consiste na utilização de uma estratégia de monitoramento capaz de realizar processos de redução de dados diretamente na borda da rede veicular. Na camada da nuvem, DaRkaM atua como um controlador central, analisando as posições geográficas dos veículos que são recebidas a partir de um fluxo de dados contínuo, os quais são utilizados nos processos de monitoramento e gestão do tráfego. %sobre os quais são realizadas as ações de monitoramento.
Na borda da rede, um módulo de redução de dados implementado no framework DaRkaM foi projetado para hospedar diferentes estratégias de monitoramento de tráfego. Esta arquitetura permite a realização de análises comparativas envolvendo tanto a utilização de algoritmos baseados em amostragem simples, como o uso de algoritmos de agrupamento, nos quais os processos de redução de dados são estruturados com base na similaridade dos objetos analisados. Os resultados preliminares demonstraram que a utilização de algoritmos baseados em agrupamento, hospedados no núcleo de redução de dados do framework DaRkaM, podem alcançar uma significativa redução no custo de comunicação, especialmente em cenários sobrecarregados, além de manterem alta precisão no monitoramento e detecção de congestionamento de tráfego.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1850683 - MAYCON LEONE MACIEL PEIXOTO
Externo à Instituição - LOURENÇO ALVES PEREIRA JUNIOR
Externo à Instituição - GERALDO PEREIRA ROCHA FILHO
Externo à Instituição - DIONISIO MACHADO LEITE FILHO
Externo à Instituição - ADEMAR TAKEO AKABANE
Notícia cadastrada em: 30/12/2022 10:37
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA