Banca de DEFESA: MARCOS VINICIUS SILVA DE ANDRADE

DISCENTE : MARCOS VINICIUS SILVA DE ANDRADE
DATA : 06/05/2022
LOCAL: sala de conferência do programa na plataforma Conferência Web RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/web

Viabilidade de sementes e perfis bioquímico e metabolômico de plantas de Stevia Rebaudiana (Bert.) Bertoni sob diferentes fotoperíodos”,

Luminosidade, Glicosídeos de Esteviol, Enzimas Antioxidantes, Fenólicos, Compostos Bioativos

A Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni, tem se destacado nos últimos anos devido a características adoçantes proporcionadas pela presença de glicosídeos de esteviol (SG – Steviol Glycosides), principalmente em suas folhas. Devido ao seu rico perfil nutricional e fitoquímico, a estévia também fornece efeitos benéficos contra uma infinidade de condições de saúde, sendo assim, um material de interesse no campo das plantas com propriedades medicinais. Entretanto, o cultivo em grande escala da estévia enfrenta alguns obstáculos, uma vez que esta espécie é altamente responsiva a estímulos ambientais, entre os quais o fotoperíodo, é um dos mais relevantes, afetando em suas características morfológicas e bioquímicas. Portanto, torna-se de fundamental importância compreender os mecanismos subjacentes às respostas da estévia a diferentes condições ambientais. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil morfoanatômico germinação de sementes e enzimático de plântulas, realizar uma caracterização bioquímica e metabolômica desenvolvimento de plantas de Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni sob diferentes condições de fotoperíodo. Para tanto, foi inicialmente analisado o perfil morfofisiológico da germinação dos diferentes aquênios produzidos pelas plantas, onde definimos um padrão de viabilidade baseado no teste de tetrazólio. Posteriormente buscamos investigar o perfil das enzimas antioxidantes em plântulas submetidas a diferentes condições de fotoperíodo (Capítulo 1). Neste primeiro momento observamos que as enzimas antioxidantes podem ser uma ferramenta importante para a avaliação do estado fisiológico de plântulas/plantas de estévia em diferentes condições, fornecendo informações muito úteis para o cultivo baseado em sementes. Posteriormente, realizamos crescimento de plantas sob diferentes regimes de fotoperíodo, onde avaliamos o conteúdo de SG e a composição química geral por Ressonância Magnética Nuclear, atividade antioxidante (DPPH e SOD) e antimicrobiana, bem como o teor de fenólicos totais.de extratos obtidos de amostras de folha e do caule (Capítulo 2). Notamos que, os SG produzidos pelas plantas e os demais compostos bioativos podem variar em resposta a diferentes fotoperíodos, o que fornece importantes informações para melhorar seu cultivo em larga escala da espécie. Com um direcionamento maior voltado para os glicosídeos de esteviol (Esteviosídeo e Rebaudiosídeo A), promovemos a extração e quantificação destes metabólitos via RP – HPLC - UV para amostras de folha e caule da espécie. Como já previsto a folha, material de maior interesse para a cultura, apresentou maiores teores dos SGs, entretanto vale a pena destacar que, em amostras de caule foi possível observar quantidades relevantes dos metabólitos de interesse para a cultura. De acordo com nossos resultados, a síntese de SG pode ser afetada pela luz (Capítulo 3). Ademais, demonstramos que para além da folha o caule da estévia pode apresentar uma série de propriedades deveras importante para a exploração futura.

Externo à Instituição - SILVIO CLAUDIO DA COSTA
Externa à Instituição - SIMONE RIBEIRO LUCHO