Banca de DEFESA: RAMON RODRIGUES SÁ

DISCENTE : RAMON RODRIGUES SÁ
DATA : 19/06/2020
LOCAL: Plataforma Conferência Web da RNP

Bioprospecção de ativos vegetais para aplicação como excipientes em formas farmacêuticas sólidas orais.

Amido; Compostos Fenólicos; Extrato Vegetal; Comprimido

A Bioprospecção consiste na identificação e avaliação de material biológico encontrado na natureza, para a obtenção de novos produtos ou processos. O interesse industrial pelo uso de produtos naturais em formulações farmacêuticas cada vez mais têm aumentado. Atualmente, vários estudos estão focados em extratos de plantas, mas frutas tropicais, como a jambo e jabuticaba permanecem ainda pouco exploradas e, consequentemente, subutilizadas.  Esta pesquisa tem como objetivo investigar derivados vegetais com aplicações como excipientes em formas farmacêuticas sólidas orais. Foram avaliados os frutos e extratos de Syzygium malaccense (jambo) e Plinia cauliflora (jabuticaba), visando o desenvolvimento de uma forma farmacêutica sólida oral a partir dos derivados vegetais obtidos dos frutos analisados, com o intuito de estimular a pesquisa de frutas tropicais e incentivar o desenvolvimento econômico regional. A composição centesimal relevou uma alta concentração de carboidratos, resultados esses que impulsionaram a pesquisa de amido em ambos os frutos. A triagem fitoquímica relevou a presença de flavonoides e polifenóis, sendo condição favorável para pesquisa de atividade antioxidante. Ambos os frutos apresentaram presença de amido, sendo jambo o fruto com maior concentração. Os extratos de ambos os frutos apresentarem concentrações elevadas de compostos fenólicos e atividade antioxidante positiva. O uso desses derivados vegetais pode favorecer a redução da concentração de excipientes sintéticos na composição do medicamento, reduzindo a toxicidade associada a diversos compostos. A produção de medicamentos utilizando um amido não convencional, como jambo, será de grande importância para o setor industrial farmacêutico, podendo reduzir o custo de produção, considerando a grande biodiversidade existente no país, representando um grande impacto científico e econômico.

Presidente - 2765101 - ADEMIR EVANGELISTA DO VALE
Externo à Instituição - DÉBORA DE ANDRADE SANTANA