Banca de DEFESA: MILLENO DANTAS MOTA

DISCENTE : MILLENO DANTAS MOTA
DATA : 17/02/2020
LOCAL: Sala de Qualificação/Defesa, 1º andar, do Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Ba

Desenvolvimento e avaliação da atividade fotoprotetora de formulações cosméticas à base de extratos de frutos ricos em substâncias fenólicas

Cosméticos; Fator de Proteção Solar; Fotoproteção; Extratos de frutos.

Preocupações crescentes com a segurança à saúde, impactos sociais e o comércio justo intensificaram o interesse industrial pelo uso de produtos naturais em formulações cosméticas comerciais. Atualmente, vários estudos estão focados em extratos de plantas, mas frutas tropicais, como a goiaba, rambutan, uva e abiu permanecem ainda inexploradas e, consequentemente, subutilizadas.  Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o potencial do uso de extrato de frutos ricos em substâncias fenólicas como agente aditivo fotoprotetor para formulações de protetor solar. Foram avaliados extratos dos frutos de Nephellium lapaceum (Rambutan), Pouteria caimito (Abiu), Psidium guajava (Goiaba) e Vitis spp. (Uva) visando o desenvolvimento de um produto comercial adaptado às condições regionais do estado da Bahia para não apenas inovar na descoberta de novas substancias mas para incentivar o desenvolvimento econômico regional. A triagem fitoquímica revelou a presença de flavonóides e taninos e a ausência de cumarinas em todos os extratos. A revisão bibliográfica e prospecção de patentes revelou não existir trabalhos e/ou produtos cosméticos contendo em sua composição extratos dos frutos avaliados, de forma isolada ou combinados entre si, com finalidades fotoprotetoras e antioxidantes. Os extratos testados apresentaram resultados antioxidantes positivos. A atividade fotoprotetora não foi observada quando os extratos foram utilizados isoladamente em formulações dermocosméticas. Porém ao serem associados a formulações contendo filtros solares sintéticos, os extratos atuaram de forma sinérgica, potencializando o Fator de Proteção Solar (FPS) em mais de 200,0%. O uso desses ativos em formulações fotoprotetoras pode favorecer a redução da concentração dos filtros solares orgânicos sintéticos utilizados na sua composição, redução da toxidade associada a esses filtros, bem como a potencialização do seu FPS. A produção de cosméticos a partir de substâncias de origem natural com tais atividades será de grande importância para setor industrial brasileiro, podendo reduzir o custo de produção, considerando a grande biodiversidade existente no país, representando um grande impacto científico e econômico.

Interno - 2765101 - ADEMIR EVANGELISTA DO VALE
Externo à Instituição - ANDRÉ LACERDA BRAGA TELES