Banca de DEFESA: LUCIANO NASCIMENTO SILVA

DISCENTE : LUCIANO NASCIMENTO SILVA
DATA : 07/07/2022
LOCAL: Escola de Administração

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: O MAPEAMENTO DO FEMINICÍDIO EM SALVADOR [2017 – 2020]

Violência contra a mulher; feminicídio; Lei Maria da Penha.

Esta dissertação de mestrado tem por objetivo construir um mapeamento do feminicídio e elencar estratégias para o enfrentamento dessa violência na cidade de Salvador. Para construção dessa dissertação partiu-se de uma pesquisa bibliográfica para tipificação da violência contra a mulher, de modo geral, e do feminicídio, de forma mais específica considerando o recorte desse trabalho. Nessa etapa, apesar de não se considerar essa pesquisa como do campo de estudos feministas, há um alinhamento com a literatura feminista produzida na terceira onda, influenciando a escolha metodológica na produção do referencial teórico envolvendo as autoras declaradamente feministas, tais como Saffioti (2015), Gomes (2018), Bento (2017) e Bandeira (2014). Também foi realizada uma pesquisa documental, incluindo relatórios diversos da Secretaria de Segurança Pública do estado da Bahia. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. O cenário de violência contra a mulher evidenciado pela doutrina e pelos registros administrativos competentes reclamam uma ação educativo preventiva, que ressignifique conceitos ainda vigentes na sociedade patriarcal brasileira, de modo a embasar novos comportamentos nos futuros homens membros da sociedade. Neste sentido, a Tecnologia de Gestão Social (TGS) propõe uma iniciativa educativa, por intermédio da arte (música), associada a conceitos de gestão social e interorganizacional.

Externa à Instituição - DENICE SANTIAGO SANTOS DO ROSÁRIO
Externo à Instituição - DILSON ANTONIO ROSARIO DOS SANTOS