ESPAÇOS DE COMERCIALIZAÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA VIA DE SUSTENTABILIDADE E AMPLIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR
Economia Solidária. Gestão. Comercialização.
Esta dissertação é uma investigação sobre a gestão social e desenvolvimento territorial com foco direcionado para as experiências de comercialização na economia solidária, no escopo do funcionamento dos Espaços Solidários de Comercialização (ESC) implantados pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) da Bahia. O trabalho possui um caráter propositivo e seu objetivo foi criar um curso autoinstrucional de gestão de ESC ancorados nas bases da economia solidária. Para isso, foi realizado um estudo descritivo de caráter qualitativo, envolvendo a realização de pesquisa bibliográfica; análise documental; observação participante e aplicação de questionário. No âmbito do referencial teórico, destacam-se os trabalhos de França Filho e Eynaud (2020) que apontam caminhos para a reconciliação entre o econômico e o social; a perspectiva da economia plural de Karl Polanyi (2000) e da gestão substantiva de Alberto Guerreiro Ramos (1981). Em seu conjunto, os resultados apontam que a gestão dos ESC, conscientes das contradições associadas aos fundamentos ontológicos da economia de mercado e da economia solidária, adicionalmente ao processo comercial, deve fomentar o potencial contido nas diferentes práticas econômicas distintas do mecanismo do mercado e introduzir mecanismos de auto-organização, fundada em valores da cooperação e da democracia.