PPGM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MECATRÔNICA (PPGM) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JULIANA DE SANTANA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA DE SANTANA SILVA
DATA : 25/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia
TÍTULO:

Uma Abordagem Sistêmica, Adaptativa e Experimental Aplicada à Aprendizagem de Cursos com Fundamentos Tecnológicos


PALAVRAS-CHAVES:

Era Digital; Ensino Sistemático; Adaptativo e Experimental; Novas Ferramentas Tecnológicas de Ensino


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Os conceitos tecnológicos disruptivos têm modificado e criado necessidades nos mais diversos setores da sociedade. A natureza dos sistemas de produção e serviços tem se tornado cada vez mais colaborativa entre humanos e máquinas, flexível e baseada em processos multidisciplinares. Como consequência, fronteiras têm se reduzido, viabilizando a estruturação de sociedade, instituições de ensino, ambientes de trabalhos e profissionais em uma rede complexa e dinâmica. Deste modo, formar profissionais aptos para reprogramar suas habilidades a fim de adapta-se a esses ambientes torna-se um dos principais desafios atuais. Em reação, novos modelos educacionais, suportados por ambientes inteligentes, baseados no manejo de diversos métodos ativos tem sido concebido. Outro suporte para ambientes de aprendizagem que tem se tornado cada vez mais difundidos são os métodos de aprendizagens adaptativas, que são sistemas suportados por técnicas computacionais que adequam conteúdo, tempo e percurso de aprendizagem às necessidades individuais dos alunos. No entanto, nota-se a necessidade de gestão de aprendizagem orientadas as novas demandas de origens diversas, as associadas aos desdobramentos das transformações tecnológicas nos ambientes sociais e na organização do trabalho. Os problemas de concepção de modelos de aprendizagem adaptáveis às necessidades sociais, do mercado e as do próprio aluno podem, sobre determinadas delimitações de contexto, serem considerados como problemas de gestão de demandas em ambientes complexos, dinâmicos e com capacidades adaptativas. Assim, esse estudo concebeu uma abordagem de gestão de demandas baseada na Teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos, denominada Gestão Sistêmica, Adaptativa e Experimental - GSAE que compreende um modelo de ambiente e processos genéricos que integrados fornecem meios para (i) identificar demandas, origens e como elas podem ser integradas ao ambiente; (ii) entender os desdobramentos no ambiente quando uma demanda perde seu grau de importância ou deixa existir; (iii) analisar e tomar decisões baseadas em multicritérios tais como a minimização custos e maximização dos benefícios. Ressalte-se que a abordagem foi aplicada na gestão dos elementos principais do ensino ativo, os objetivos de aprendizagem estruturados em competências, o problema de aprendizagem e avaliação da aprendizagem desenvolvidos em uma universidade pública nos cursos de arquitetura e engenharia. Como resultado a GSAE se demostrou eficiente, eficaz e efetivo na gestão destes elementos, viabilizando descobertas de novas características dos problemas e atributos de equipes de modo a adaptar o processo ao ambiente de implementação bem como a concepção de um modelo de avaliação da aprendizagem dinâmico

 
Os conceitos tecnológicos disruptivos têm modificado e criado necessidades nos mais diversos setores da sociedade. A natureza dos sistemas de produção e serviços tem se tornado cada vez mais colaborativa entre humanos e máquinas, flexível e baseada em processos multidisciplinares. Como consequência, fronteiras têm se reduzido, viabilizando a estruturação de sociedade, instituições de ensino, ambientes de trabalhos e profissionais em uma rede complexa e dinâmica. Deste modo, formar profissionais aptos para reprogramar suas habilidades a fim de adapta-se a esses ambientes torna-se um dos principais desafios atuais. Em reação, novos modelos educacionais, suportados por ambientes inteligentes, baseados no manejo de diversos métodos ativos tem sido concebido. Outro suporte para ambientes de aprendizagem que tem se tornado cada vez mais difundidos são os métodos de aprendizagens adaptativas, que são sistemas suportados por técnicas computacionais que adequam conteúdo, tempo e percurso de aprendizagem às necessidades individuais dos alunos. No entanto, nota-se a necessidade de gestão de aprendizagem orientadas as novas demandas de origens diversas, as associadas aos desdobramentos das transformações tecnológicas nos ambientes sociais e na organização do trabalho. Os problemas de concepção de modelos de aprendizagem adaptáveis às necessidades sociais, do mercado e as do próprio aluno podem, sobre determinadas delimitações de contexto, serem considerados como problemas de gestão de demandas em ambientes complexos, dinâmicos e com capacidades adaptativas. Assim, esse estudo concebeu uma abordagem de gestão de demandas baseada na Teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos, denominada Gestão Sistêmica, Adaptativa e Experimental - GSAE que compreende um modelo de ambiente e processos genéricos que integrados fornecem meios para (i) identificar demandas, origens e como elas podem ser integradas ao ambiente; (ii) entender os desdobramentos no ambiente quando uma demanda perde seu grau de importância ou deixa existir; (iii) analisar e tomar decisões baseadas em multicritérios tais como a minimização custos e maximização dos benefícios. Ressalte-se que a abordagem foi aplicada na gestão dos elementos principais do ensino ativo, os objetivos de aprendizagem estruturados em competências, o problema de aprendizagem e avaliação da aprendizagem desenvolvidos em uma universidade pública nos cursos de arquitetura e engenharia. Como resultado a GSAE se demostrou eficiente, eficaz e efetivo na gestão destes elementos, viabilizando descobertas de novas características dos problemas e atributos de equipes de modo a adaptar o processo ao ambiente de implementação bem como a concepção de um modelo de avaliação da aprendizagem dinâmico

MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2196670 - ARMANDO SA RIBEIRO JUNIOR
Externo à Instituição - CAMILA DE SOUSA PEREIRA-GUIZZO - Senai
Interno - 1348193 - FLAVIO MORAIS DE ASSIS SILVA
Interno - 090.545.375-15 - HERMAN AUGUSTO LEPIKSON - UFBA
Notícia cadastrada em: 17/03/2020 18:17
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