PPGM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MECATRÔNICA (PPGM) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: (71) 3283-9742/9742

Banca de DEFESA: PAULO RENATO CAMERA DA SILVA

DISCENTE : PAULO RENATO CAMERA DA SILVA
DATA : 31/03/2020
LOCAL: CTAI - Escola Politécnica da UFBA da Universidade Federal da Bahia

Monitoramento de ativos móveis baseado em  tecnológia LPWAN

Banda de comunicação celular,monitoramento de ativos,internet das coisas.

O monitoramento de ativos é uma demanda cada vez mais presente por conta do potencial de resultados apresentados em quesitos relevantes como confiabilidade das operações, segurança, monitoramento do ciclo de vida e redução de custos. Uma situação específica que requer atenção é a de acompanhamento de ativos que circulam por ambientes não controlados, como é o caso de veículos, caso típico de ativos que circulam em ambientes onde os recursos usuais de comunicação não estão disponíveis, não permitindo o rastreamento adequado e em tempo real. Veículos são casos interessantes de ativos que requerem características específicas de rastreamento, pois as informações obtidas permitem a gestão de toda uma frota. Pode-se, a partir do rastreamento, melhor gerenciar custos, avaliar o desempenho nas rotas seguidas, ou agir em situações emergenciais, como no caso de roubo ou acidentes. Atualmente as empresas que prestam serviço de monitoramento veicular utilizam apenas uma forma de comunicação de dados (GSM/GPRS), limitada à disponibilidade de redes específicas na banda de comunicação celular. Novas tecnologias emergentes de comunicação ensejam grande potencial para complementas as existentes na ampliação da área de cobertura e com importante redução dos custos operacionais. O presente trabalho busca contribuir para equacionamento do problema de monitoramento de ativos de alto valor e alto custo de operação, como é o caso de veículos, que circulam em ambientes não controlados, assegurando o seu uso adequado por operadores credenciados e autorizados. É desenvolvido um sistema baseado em internet das coisas (do inglês IoT - Internet of Things) que atende aos requisitos de monitoramento de frotas. O sistema criado se propõe a fornecer dados precisos de monitoramento veicular por rede sem fio com baixo custo, usando, para tanto, sistemas de geolocalização e alguns sensores para efetuar o monitoramento do veículo e propondo uma arquitetura que se comunica de forma passiva e ativa a depender da situação.

Interno - 1348193 - FLAVIO MORAIS DE ASSIS SILVA
Presidente - 090.545.375-15 - HERMAN AUGUSTO LEPIKSON - UFBA