Banca de DEFESA: JEAN PANTOJA SANTOS

DISCENTE : JEAN PANTOJA SANTOS
DATA : 18/11/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/defesas-ppgfufba

Um estudo sobre a existência do tempo no Opusculum de Tempore de Pseudo Tomás de Aquino

Filosofia; Escolástica; Natureza; Física; Tempo.

Na presente pesquisa proponho a análise de uma ocasião de recepção da Física de Aristóteles no século XIII, o opúsculo De tempore sob a autoria de Pseudo Tomás de Aquino.Trato o De tempore como um caso especial de recepção da física aristotélica, cujo conteúdo corresponde à discussão apresentada pelo filósofo no livro IV da obra. Para a sua análise, primeiramente, é abordado de que modo o De tempore se destaca em relação à tradição de comentários à Física e demais formas de apresentação do conceito de tempo, isso inclui a sua autoria, estrutura e conceitos desenvolvidos. Em segundo lugar, considera-se o Comentário sobre as Sentenças de Tomás de Aquino, com incursões sobre o Comentário à Física de Averróis, sinalizando aspectos presentes na teoria do tempo tomista que posteriormente figuram em seu Comentário à Física, e, por conseguinte, no De tempore. Por último, tratda discussão presente no Comentário à Física de Tomás de Aquino, e o seu desenvolvimento no primeiro capítulo do De tempore, o qual diz respeito à existência do tempo fora da alma. Posto isso, analiso De tempore de Pseudo Tomás de Aquino, sobretudo a relação entre o tempo e a alma, no contexto da recepção da Física de Aristóteles pela escolástica, além de sua relação com os textos que teriam originado o opúsculo, os comentários à Física de Tomás de Aquino, Alberto Magno e Averróis.

Presidente - 1615874 - MARCO AURELIO OLIVEIRA DA SILVA
Interna - 1728816 - ROBERTA MAGALHAES MIQUELANTI