O CONCEITO DE HOMEM E A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E METAFÍSICA EM MARX
essência; materialismo; metafísica; ciência
A preocupação com o Homem [Mensch] está muito presente nos escritos de juventude de Marx. Ele procura estabelecer um conceito que dê conta daquilo que se pode chamar de essência humana [menschliche Wesen] ou ser genérico [Gattungswesen]. Como nesse conceito está contido também aquilo que o ser humano ainda não é, ou melhor, aquilo que o ser humano é apenas potencialmente, parece tratar-se de um conceito a priori. Sendo assim, esse conceito não está vinculado estritamente a dados e aspectos materialistas, como quer nos fazer crer Marx quando diz que a sua teoria deve estar fundada em “pressupostos reais” que podem ser “constatáveis por via puramente empírica” (MARX & ENGELS, 2007, pp. 86-87). Essa dificuldade, no entanto, não se restringe apenas à obra de juventude de Marx. Nos Grundrisse, por exemplo, ele emprega explicitamente a expressão “ser genérico [Gattungswesen]”. Em O Capital, em mais de uma ocasião, ele recorre ao termo “natureza humana [menschliche Natur]”. Além disso, em vários momentos da obra madura, Marx continua tratando a realidade social e econômica como cindida em dois âmbitos, a saber, o âmbito da aparência [Schein] e o âmbito da essência [Wesen], retomando, assim, categorias fundamentais da metafísica, sem as quais, talvez, a sua crítica da economia política não teria sido possível. Diante disso, é possível levantar as seguintes questões: qual é o lugar do conceito de homem na obra madura de Marx? Até que ponto esse conceito guarda relação com a problemática da essência humana das obras de juventude? Mesmo se declarando um pensador materialista, Marx não seria ainda tributário da metafísica pelo fato de não abandonar por completo certos conceitos e categorias próprios àquela forma de pensamento? Ora, isso não aparece como um problema no interior de sua nova concepção [materialista] de mundo, que é estabelecida justamente para se contrapor às muitas concepções idealistas de sua época? Assim, parece que o empreendimento teórico de Marx não está apenas assentado sobre bases científicas, e tão afastado quanto possível do terreno da metafísica. O objeto desta pesquisa, portanto, é o conceito de homem na obra de Marx, que acaba se desdobrando em uma reflexão sobre alguns aspectos da relação entre ciência e metafísica. Desse modo, o exame daquele conceito é apenas o primeiro passo na tentativa de apontar, de maneira crítica, para outros aspectos metafísicos da sua teoria.