Banca de DEFESA: ALIX DEL CARMEN HERRERA HERRERA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALIX DEL CARMEN HERRERA HERRERA
DATA : 24/11/2021
HORA: 15:00
LOCAL: UFBA
TÍTULO:

Become a member: a reciprocidade com os membros e a reestruturação do jornalismo digital com modelos de membership


PALAVRAS-CHAVES:

 Memberships. Reciprocidade. Audiências. Jornalismo digital.


PÁGINAS: 212
RESUMO:

Esta dissertação tem como base o interesse pelo público. Não apenas como quem o jornalismo deve informar, mas como participante de uma relação social. Nesse sentido, a reciprocidade como conceito transversal para o estabelecimento e manutenção de relações sociais reconhece uma série de características que são interessantes no estudo de modelos de negócios voltados para o público, neste caso, as memberships. O objetivo principal desta pesquisa foi determinar a força da reciprocidade –com os membros– como conceito teórico e como prática jornalística no estudo e estruturação das memberships no jornalismo digital. Para isso, foi adotada a ideia desenvolvida pelo The Membership Puzzle Project, em que as memberships jornalísticas se distinguem pela existência de um ‘contrato social’ ou ‘oferta de valor’ diferente de outras formas de jornalismo. Durante o desenvolvimento do trabalho, buscou-se identificar os compromissos adquiridos pelo jornalismo diante da ideia desse novo contrato social. Além disso, verificar o processo pelo qual as memberships se adaptam ao jornalismo digital como modelo de negócio, para então propor uma esquematização dos principais elementos das memberships e como eles se relacionam em cada veículo pesquisado. Diante disso, a pesquisa utilizou o estudo de caso como metodologia central, tomando como objeto os modelos de memberships em La Silla Vacía (Colômbia) e da Agência Pública (Brasil). Foi preciso entender que o estado de experimentação desse tipo de modelo de negócio dentro do jornalismo não permite estabelecer critérios que se apliquem para todos os meios de comunicação, mas se estabelecem alguns pontos transversais. Outras ferramentas de pesquisa quantitativa, como análise de conteúdo (discursos, imagens, sites, redes sociais), observações (em reuniões de membros) e entrevistas foram utilizadas nesta pesquisa. Além disso, o estudo inclui uma experiência etnográfica como membro de cada veículo analisado. Isso significa participar como “súper amigo” (La Silla Vacía) y “aliado” (Agência Pública), contribuindo monetariamente e atendendo às ações propostas pelo veículo. No entanto, a implementação de memberships em meios de comunicação menores e com públicos de nicho acaba por ser mais viável dada a possibilidade de estabelecer valores comuns. Alguns desafios quanto à diferenciação de outros modelos voltados para o público, a atração de novos integrantes e a necessidade constante de inovação foram apontados na parte final do trabalho. Finalmente, pensar a reciprocidade é possível e mais do que isso é chave na reflexão sobre a conversa, a contribuição, a participação e a accountability que medeiam a relação com os membros como o público mais comprometido com a mídia e com a relevância do jornalismo em seu contexto social.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 319.524.025-49 - MARCOS SILVA PALACIOS - UFBA
Externa à Instituição - ELIZABETH NICOLAU SAAD CORRÊA - USP
Externo à Instituição - GONZALO PRUDKIN - UFSM
Notícia cadastrada em: 23/11/2021 23:48
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