Banca de DEFESA: GRÉGORI DA COSTA CASTELHANO

DISCENTE : GRÉGORI DA COSTA CASTELHANO
DATA : 24/03/2023
LOCAL: por videoconferência
Influenciando o Digital: Um Estudo Exploratório dos Modos de Construção da Influência Digital no Instagram a partir de @lilmiquela

Influência digital, Plataformas digitais, Instagram, Miquela, Teoria Ator-Rede, Metodos Digitais

A dissertação investiga as trajetórias de produção da influência digital no Instagram, explorando como essa influência buscada na plataforma é construída mediante apropriações de interface, estratégias de visibilidade digital e agenciamentos algorítmicos envolvendo a produção, a circulação de conteúdo e os relacionamentos com audiências humanas e não-humanas. Como objeto empírico elegeu-se a influenciadora CGI Miquela (@lilmiquela), personagem criada e gerida pela empresa Brud através de tecnologias de modelagem computacional. A pesquisa procurou responder às seguintes questões: Quais arranjos entre os recursos de produção de conteúdo dentro da plataforma Instagram, sistemas de recomendação algorítmicos, nichos de audiência, interesses corporativos e apropriações de uso criam condições favoráveis para a produção da influência digital no Instagram? Como esses arranjos se comportam diante das atualizações da plataforma ao longo do tempo? Os principais objetivos foram: a) explorar as condições materiais da plataforma Instagram que favorecem a construção da influência digital; b) mapear os arranjos estabelecidos entre o Instagram, os modos de apropriação das interfaces da plataforma por Miquela e o modelo de negócios da Brud; e c) explorar as práticas de visibilidade adotadas por Miquela procurando entender como eles podem modular diferentes formas de construir a influência digital no Instagram ao longo do tempo. Para responder essas questões, o estudo adota perspectiva orientada pela Teoria Ator-Rede, permitindo olhar para a influência digital como um resultado processual e provisório de arranjos entre diversas entidades e não apenas entre humanos. Adotamos os métodos digitais como abordagem metodológica, utilizando as gramáticas e lógicas presentes nos recursos do Instagram como ferramenta e método para compreender seu papel de agente co-produtor dos fenômenos que circulam na plataforma. O corpus principal foi composto pelas publicações disponíveis no feed da Influenciadora entre 2016 e 2021. Integraram também o corpus de análise os dados do levantamento das principais implementações e atualizações de recursos do Instagram desde o seu surgimento até o ano de 2021. Como argumento central, esse estudo propõe que a influência digital precisa influenciar o digital para que possa existir. Os achados mostram que a influência digital não se refere somente a um "ator" que influencia audiências humanas em um espaço digital, mas um conjunto de práticas que precisam afetar o digital para que se tornem computacionalmente relevantes e abram espaço para que a influência se materialize na rede. Essas práticas de influência são fruto de constantes negociações em rede e carregam elevado grau de incerteza. Com base nas discussões, propomos uma atualização de três conceitos recorrentes na literatura e que são fundamentais para entender a produção da influência digital: a autenticidade computacional, o empreendedorismo algoritmizado e a visibilidade digital.

Externa à Instituição - ISSAAF SANTOS KARHAWI
Externa à Instituição - JANNA JOCELI CAVALCANTI DE OMENA