Banca de DEFESA: ALICE LEROY CARVALHAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALICE LEROY CARVALHAIS
DATA : 07/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

“Elas vão sozinhas”: uma análise da percepção feminina a respeito das performances de influenciadoras digitais de viagem solo na plataforma de rede social Instagram.


PALAVRAS-CHAVES:

influência social; influenciadores digitais; Instagram; performances, personalidades midiáticas; mobilidades.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

A presente pesquisa buscou compreender se e como princípios da influência social aplicados nas performances de influenciadoras digitais de viagem solo na plataforma Instagram repercutem nas maneiras com as quais as mulheres que as seguem percebem suas experiências de viagem. Como principais aportes teóricos, a dissertação utiliza conceitos básicos propostos por Goffman (2002), Cialdini (2009) e Urry (2008). A pesquisa, de caráter exploratório, foi desenvolvida de modo qualitativo e utilizou a análise de conteúdo para compreender melhor os princípios da influência social percebidos nas performances de influenciadoras e suas repercussões para as seguidoras. Como resultados, encontrou que as performances de influenciadoras digitais funcionam como agentes motivadores e referenciais para mulheres que já têm o desejo da viagem solo, mas que a influência é percebida com certa reserva pelas seguidoras. Além disso, encontrou que a percepção de princípios de influência social como admiração/afinidade e autoridade tem papel importante no processo de influência social. Em relação à pandemia de Covid-19, o resultado encontrado foi de que o momento atípico alterou a relação criada pelas seguidoras com publicações de viagem, e as incentivou a buscarem por experiências mais significativas. Outro resultado, também, foi que o Instagram, enquanto plataforma de rede social com determinadas especificações técnicas, se mostra
como um agente relevante na configuração da experiência das seguidoras no processo de acompanhamento das influenciadoras digitais de viagem solo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - INGRID FARIA GIANORDOLI-NASCIMENTO - UFMG
Presidente - 1675144 - JOSE CARLOS SANTOS RIBEIRO
Interna - 1526841 - LEONOR GRACIELA NATANSOHN
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 12:08
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA