Banca de DEFESA: RAFAELA DE ALMEIDA OLIVEIRA

DISCENTE : RAFAELA DE ALMEIDA OLIVEIRA
DATA : 23/09/2019
LOCAL: Sala 205 / Escola de Medicina Veterinária / UFBA

Análise dos entraves na comercialização de ovos e aves de quintal com agricultores familiares assentados de Reforma Agrária na Região Metropolitana de Salvador, Bahia, Brasil.

galinha de quintal; avicultura de subsistência; comércio de cadeias curtas

Este projeto tem como objetivo identificar as dificuldades para a comercialização das aves e ovos nas criações de galinha de quintal. Partindo de experiências anteriores com comunidades e assentados rurais nestas regiões, descritas pelo Grupo de Educação em Sanidade Avícola da Universidade Federal da Bahia (GESAV-UFBA), considerou-se a necessidade de identificar os principais entraves que impedem as possibilidades de comércio, os quais reduzem as chances de melhoria na renda dessas famílias. O estudo foi realizado em comunidades rurais, com criadores assentados e acampados da Reforma Agrária, da região de Dias d’Ávila. A metodologia proposta foi participativa, valorizando os saberes populares e costumes. Através do diálogo e entrevistas com os criadores, traçou-se o perfil socioeconômico e caracterização das tipologias daqueles envolvidos na avicultura familiar. Os resultados foram tabulados e analisados através da metodologia qualitativa DSC (Discurso do Sujeito coletivo), para identificar as principais ideias nos relatos e verificar os possíveis entraves. Através da metodologia proposta identificou-se alguns pontos limitantes na comercialização da atividade.

Presidente - 1213625 - CARLOS ROBERTO FRANKE
Externo ao Programa - 287727 - JOAO AURELIO SOARES VIANA