Banca de DEFESA: CAROLINA GUSMÃO MAGALHÃES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA GUSMÃO MAGALHÃES
DATA : 30/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/monica-leila-portela-de-santana
TÍTULO:

Obesidade, Educação e Mudança: Limites e possibilidades de um curso de qualificação de profissionais de saúde na mobilização do modo de pensar o fenômeno da obesidade


PALAVRAS-CHAVES:

Obesidade, Sobrepeso, Educação Continuada, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde.


PÁGINAS: 199
RESUMO:

Evidências acumuladas ensejam diferentes definições para a obesidade que se caracteriza pela complexa integração e interdependência de diferentes dimensões e deve manter estreito diálogo com as abordagens socioantropológicas e da diversidade corporal. Paradoxalmente, currículos, políticas públicas e práticas de cuidado ainda são inspirados, majoritariamente, pelo paradigma biomédico, resultando nos desafios para quem cuida e quem vive essa condição. Em face desse contexto, a presente tese buscou analisar os limites e possibilidades do curso de “Qualificação do Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade” na mobilização do pensar o fenômeno da obesidade. Estudo de natureza qualitativa tem como orientação teórico-metodológica a revisão de escopo, que mapeou as iniciativas de Educação Permanente em Saúde no cuidado às pessoas com obesidade, e o estudo de caso, delineado a partir de uma iniciativa educacional em saúde, que analisou os significados da obesidade para os participantes e as possíveis mudanças de significados mobilizadas pela iniciativa. Os participantes da pesquisa foram os profissionais de saúde da Atenção Básica do estado da Bahia inscritos no curso. As informações foram produzidas por meio de análise documental, observação não participante e questionário on-line, e examinadas por meio da análise de conteúdo, prototípica e estatística descritiva. Uma triangulação de métodos produziu três categorias de análise - Conceito de obesidade, Abordagens etiológicas sobre a obesidade e Educação na Saúde. Como principais resultados, é possível destacar o número reduzido de pesquisas na área e um desenho geral das iniciativas bem distantes do que propõe a Educação Permanente em Saúde, com abordagem biomédica da obesidade, metodologias tradicionais de ensino alheias à centralidade no cotidiano de trabalho e ao foco na noção de redes de atenção, linha do cuidado, integralidade e culturas alimentares e corporais. Em consonância, ao analisar os significados da obesidade dos profissionais, o estudo de caso revelou a predominância da perspectiva patológica e individualizada da obesidade, em que pese à ampliação do conhecimento científico moderno e das orientações institucionais sobre a obesidade. Por outro lado, depois de finalizado o curso, significativas inflexões no modo de pensar o fenômeno da obesidade foram observadas, em diálogo com as abordagens ecológica, sindêmica e multifatorial, além das perspectivas antropológicas e da diversidade corporal. Como limites da iniciativa estudada circunscrevem-se a formação prévia dos cursistas, o desenho descendente da iniciativa, o alcance e a sensibilização dos educandos e a dificuldade de liberação de carga horária no serviço. Já como possibilidades destacam-se o uso de metodologias participativas, problematizadoras e implicadas com a realidade dos educandos, a abordagem das “obesidades sob diferentes olhares e múltiplas expressões”, o ato de refletir uma proposta alinhada por entes do ensino – gestão - controle social e as vantagens da modalidade de ensino. Surgiu como premente que os currículos da saúde possam ser revisitados, apresentando a multifatorialidade e a complexidade em um movimento interdisciplinar e multiprofissional para influenciar  a maneira com que os processos formativos e as práticas de cuidado são estruturadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1194475 - MONICA LEILA PORTELA DE SANTANA
Interna - 1095648 - LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS
Externo à Instituição - RICARDO BURG CECCIM - UFRGS
Externo à Instituição - GEOVANI GURGEL ACIOLE DA SILVA - UFSCAR
Externa à Instituição - LUCIANA MARIA CERQUEIRA CASTRO - UERJ
Externa à Instituição - VALÉRIA VERNASCHI LIMA - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 01/06/2022 10:28
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA