Banca de DEFESA: JOSIENE CARVALHO PEREIRA

DISCENTE : JOSIENE CARVALHO PEREIRA
DATA : 25/08/2020
LOCAL: Ambiente Virtual

ASSOCIAÇÃO ENTRE PADRÃO ALIMENTAR E PERFIL LIPÍDICO EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Adolescentes, Padrão Alimentar, Perfil lipídico

A avaliação do consumo alimentar de adolescentes, em uma perspectiva global, torna-se importante para entender possíveis mudanças no estado nutricional e na saúde desta população. Este estudo investiga a relação entre padrões alimentares e perfil lipídico em adolescentes. Trata-se de estudo transversal envolvendo amostra probabilística de 1.188 estudantes de 11 a 18 anos, de escolas públicas da cidade de Salvador-Bahia. Os padrões alimentares foram identificados utilizando-se da Análise Fatorial com extração dos fatores pela técnica da Análise de Componentes Principais e os escores categorizados em tercis. Associações entre padrão alimentar com o perfil lipídico (Colesterol Total, colesterol da Lipoproteína de Alta Densidade, colesterol da Lipoproteína de Baixa Densidade e Triglicerídeos) foram realizadas por regressão logística politômica ajustadas por sexo, idade e estado antropométrico. Identificou-se três padrões alimentares caracterizados em: Não Saudável, Saudável e Tradicional. Nos modelos ajustados, foi encontrada associação significante entre consumo alimentar no menor tercil do Padrão Saudável, com concentração alta de triglicerídeos (OR =1,88; Intervalo de Confiança 95% =1,10-3,22) e baixas de colesterol da Lipoproteína de Alta Densidade (OR: 1,62; Intervalo de Confiança 95% =1,01-2,62), quando comparados ao consumo no maior tercil desse padrão. Não houve associação entre os Padrões Não Saudável e Tradicional com o perfil lipídico.

Presidente - 3112241 - MARIA ESTER PEREIRA DA CONCEICAO MACHADO
Interno - 1066101 - JAIRZA MARIA BARRETO MEDEIROS