Banca de DEFESA: CARLOS RODRIGO NASCIMENTO DE LIRA

DISCENTE : CARLOS RODRIGO NASCIMENTO DE LIRA
DATA : 17/01/2020
LOCAL: Sala da Congregação

RISCOS OCUPACIONAIS EM HOSPITAIS E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Qualidade de Vida; Riscos Ocupacionais; Trabalhadores; Saúde do Trabalhador; Pessoal de Saúde; Revisão sistemática.

Este estudo teve por objetivo revisar sistematicamente os resultados de estudos observacionais que avaliaram a relação dos riscos ocupacionais e a qualidade de vida no trabalho em hospitalais. Metodologia: A revisão foi desenvolvida seguindo as recomendações do guia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), com registro no International prospective register of systematic reviews (PROSPERO) sob número CRD2019127865. Todo o processo de busca, seleção e avaliação da qualidade dos estudos foi realizada por dois revisores independentes. As bases de dados para busca foram o Medline/PubMed, Embase, Scopus, Lilacs, PsycoInfo, CINAHL, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Ovid. A estratégia de busca foi estruturada de acordo com a sigla PECO (População: trabalhadores adultos de hospitais; Exposição: riscos ocupacionais; Comparação: adequado controle dos riscos ocupacionais; Resultado: nível de qualidade de vida no trabalho). As fases de seleção seguiram a exclusão de duplicados, leitura de títulos e resumos para exclusão dos artigos irrelevantes, leitura na íntegra dos artigos selecionados e avaliados segundo os critérios de elegibilidade. As listas de referências dos artigos selecionados também foram pesquisadas. Os artigos incluídos foram lidos na íntegra e as informações extraídas foram registradas em planilha padronizada. A qualidade metodológica foi avaliada pela Escala Newcastle-Ottawa e o risco de viés pelo Research Triangle Institute Item Bank. Resultados: Um total de 49.911 artigos foram identificados e após todo o processo de seleção, seis deles atenderam aos critérios de elegibilidade, e eram majoritariamente realizados com profissionais da saúde (83,33%), mulheres (66,70%) e em países asiáticos (66,66%). Todos os estudos apresentaram uso de diferentes instrumentos e modos de categorizar a qualidade de vida no trabalho e os riscos ocupacionais. Apenas um estudo avaliou o ruído ocupacional e todos eles apresentaram uma relação do risco ocupacional com a qualidade de vida no trabalho e apontaram para a necessidade de medidas que melhorem a vida destes profissionais no ambiente laboral. Conclusão. Há necessidade do desenvolvimento de mais estudos, sobretudo que sejam mais homogêneos no uso dos instrumentos, conceituação e categorização da qualidade de vida no trabalho, além de estudos que avaliem a relação causal entre risco ocupacional e a qualidade de vida no trabalho.

Presidente - 134.645.744-15 - RITA DE CASSIA COELHO AKUTSU - UnB
Interno - 2615563 - PRISCILA RIBAS DE FARIAS COSTA