Narrativas sobre alimentação escolar de remanescentes quilombolas numa escola de Salvador, Bahia.
etnonutrição, alimentação escolar, ancestralidade, hermenêutica, alimentação e cultura, escola quilombola, PNAQ
ALMEIDA, Elaine Zanazi de. Narrativas sobre alimentação escolar de remanescentes quilombolas numa escola de Salvador, Bahia. 117f. il. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde, Escola de Nutrição, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
Este trabalho analisa narrativas de escolares quilombolas urbanos sobre a ancestralidade e alteridade afro-brasileira do comer na escola. As narrativas revelaram dois eixos centrais: a comida servida na escola (PNAQ) e o registro espontâneo sobre o que o estudante come em casa e na rua. Ambos eixos se moveram em dialogicidade compreensiva, surgindo três categorias: comida de casa, comida da escola e comida de rua, cada qual com sua subcategoria. As categorias e subcategorias foram analisadas utilizando-se duas abordagens: uma fenomenológica hermenêutica da teoria compreensiva, com base principal nos autores Hans-Georg Gadamer e Paul Ricoeur, na busca de trabalhar as experiências narradas através do círculo hermenêutico e outra, o mapa conceitual. Com a primeira abordagem metodológica, pretendeu-se atravessar uma teoria filosófica que alicerçasse as análises da etnonutrição e protegesse a grande variação de ocorrências do campo de estudo. A construção do mapa conceitual seguiu a característica de hierarquização de conceitos e uso de cross links, buscando chegar aos primeiros conceitos e conceitos hierarquizados narrados pelos estudantes, a partir da noção central “comida”. A conclusão do estudo mostra que os gestores do PNAQ necessitam refletir sobre a identidade afrodescendente do estudante quilombola, associando-a a uma alimentação escolar dialógica, a fim de compreender a escola como lugar de ancestralidade, vínculo e permanência desse escolar em seus recintos.