Banca de DEFESA: LUANA MILEN VARJÃO

DISCENTE : LUANA MILEN VARJÃO
DATA : 03/04/2023
LOCAL: plataforma online Google meet

ASPECTOS NUTRICIONAIS E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM NEOPLASIAS HEMATOLÓGICAS

Estado nutricional; neoplasias hematológicas; qualidade de vida; força muscular.

INTRODUÇÃO: Em pacientes com neoplasias hematológicas, o comprometimento do estado nutricional impacta negativamente o prognóstico da doença, tolerância aos tratamentos, sobrevivência e especialmente a qualidade de vida. No entanto, são escassos os estudos que investigam a relação entre o estado nutricional e qualidade de vida em pacientes adultos e idosos com neoplasias hematológicas. OBJETIVO: Investigar possível relação entre estado nutricional e qualidade vida em pacientes hospitalizados com neoplasias hematológicas. MÉTODO: Estudo transversal e observacional em pacientes com neoplasias hematológicas com idade ≥ 18 anos, ambos os sexos, admitidos para tratamento nas enfermarias de oncohematologia de um Hospital Universitário, no período de julho de 2021 a julho de 2022. Foram avaliados os dados sociodemográficos, nutricionais, clínicos, estilo de vida e qualidade de vida. A avaliação nutricional foi avaliada por métodos objetivos (antropometria e dinamometria) e subjetivo (Avaliação Subjetiva Global Produzida Pelo Paciente). A qualidade de vida foi avaliada utilizando o instrumento FACT-G. RESULTADOS: Foram avaliados 100 pacientes sendo a média de idade 49.2 ± 16.1 anos. A maioria foi composta por adultos (70%), do sexo feminino (59%), com escolaridade ≤ 2º grau completo (85%) e renda menor que dois salários mínimos (75%). O mieloma múltiplo foi a neoplasia mais prevalente (39%), seguida da leucemia (35%) e posteriormente o linfoma (25%). Foi encontrada alta prevalência de pacientes com risco de desnutrição ou presença de desnutrição pela ASG-PPP, apesar de ter uma alta porcentagem de pacientes com excesso de peso avaliados pelo IMC. Ao avaliar força de preensão manual absoluta, 25,3% dos pacientes apresentavam uma reduzida força. Também foram avaliadas as forças relativas pelo peso e pelo IMC, com média de 0.44 e 1.14, respectivamente. Os pacientes com diagnóstico de neoplasias hematológicas em geral apresentaram correlação negativa entre o estado nutricional pela ASG-PPP e os escores do FACT-G (r= -0.45; p<0.01) e dos subdomínios físico (r= -0.49; p<0.01), emocional (r= -0.29; p<0.01) e funcional (r= -0.23; p<0.05). Foi observada correlação positiva entre o valor da FPM e o escore do FACT-G (r= 0.25; p<0.05) e do subdomínio físico (r= 0.29; p<0.01). Foram verificadas correlações positivas entre a FPM relativa ao peso e o subdomínio físico (r= 0.25; p<0.05) e entre a FPM relativa ao IMC e o escore do FACT-G (r= 0.22; p< 0.05) e do subdomínio físico (r= 0.30; p<0.01). O aumento de uma unidade na escala ASG-PPP associa-se significativamente na redução de 0.45 pontos na escala de FACT-G (β = -0.45; IC95%: -0.63; -0.27); a cada unidade que aumenta na FPM absoluta interfere no aumento em 0.25 pontos na escala de FACT-G (β = 0.25; IC95%: 0.05; 0.45). CONCLUSÃO: Pacientes com neoplasias hematológicas que apresentam melhor estado nutricional e maior força muscular possuem melhores escores gerais, físicos, emocionais, sociais e funcionais de qualidade de vida, com destaque para ASG-PPP e força de preensão manual na influência dos escores da qualidade de vida. O produto dessa dissertação contribui para a ampliação do debate sobre os aspectos nutricionais, principalmente no que tange a força de preensão manual, enquanto um indicador de relevância para a abordagem no paciente com neoplasia hematológica, especialmente no âmbito hospitalar.

Presidente - 4349788 - ANNA KARLA CARNEIRO RORIZ
Externa à Instituição - CAROLINA CUNHA DE OLIVEIRA - UFS