Banca de DEFESA: PATRICK DA SILVA CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICK DA SILVA CARDOSO
DATA : 30/01/2023
HORA: 13:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/deborah-murowaniecki-otero
TÍTULO:

FRUTOS DE CACTÁCEAS DA CAATINGA BRASILEIRA: POTENCIAL NUTRICIONAL E TECNOLÓGICO PARA A ALIMENTAÇÃO HUMANA


PALAVRAS-CHAVES:

Cactaceae; Plantas Alimentícias Não Convencionais; Segurança Alimentar e Nutricional; Interesse de consumo; Produtos alimentícios.


PÁGINAS: 184
RESUMO:

A família Cactaceae, comumente encontrada nas regiões áridas e semiáridas, não possui um aproveitamento de seus potenciais nutricionais e tecnológicos para a alimentação humana, sendo considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC). Assim sendo, o consumo de cactos na região Nordeste do Brasil, que apresenta elevados níveis de Insegurança Alimentar e Nutricional, é estigmatizado e associado à pobreza. Em contrapartida, os frutos dessas plantas possuem características sensoriais distintas e são altamente nutritivos, sendo consumidos em diversos países. Dessa forma, esta pesquisa objetivou analisar o potencial de utilização dos frutos de cinco cactáceas difundidas pelo bioma brasileiro da Caatinga (Opuntia ficus-indica, Cereus jamacaru, Pilosocereus pachycladus, Pilosocereus gounellei e Melocactus zehntneri) para a alimentação humana e desenvolvimento de novos produtos. Foi então realizada uma prospecção científica para analisar o que vem se estudando sobre os cactos na alimentação humana a nível mundial e sistematizou-se as características nutricionais, compostos bioativos e atividade antioxidante dos frutos das cinco cactáceas estudadas. Analisou-se também as percepções e interesses da população brasileira quanto ao consumo de frutos de cactos e os documentos de patentes que utilizam essas plantas na produção de alimentos. Constatou-se que muitos estudos têm evidenciado as propriedades antioxidantes, compostos bioativos e altos teores de micro e macronutrientes em diversas espécies de cactos. Além disso, essas plantas possuem características que permitem uma ampla variedade de utilizações, podendo ser consumidos in natura ou processados, além de serem utilizados pela indústria para a extração de compostos de interesse, como substâncias corantes e antioxidantes, no desenvolvimento de aditivos e nutracêuticos. Quanto ao consumo, observou-se que a população brasileira está disposta a utilizar os cactos como alimento devido às suas propriedades funcionais, representando um nicho de mercado promissor. Assim, explorar a diversidade de usos dessas frutas pode proporcionar benefícios significativos do ponto de vista científico, econômico e social, impactando na Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional das famílias residentes do Nordeste brasileiro.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1207070 - DEBORAH MUROWANIECKI OTERO
Interna - 287774 - RYZIA DE CASSIA VIEIRA CARDOSO
Externa ao Programa - 1024624 - FERNANDA DORING KRUMREICH - UFBAExterna à Instituição - ANGELA MARIA TRIBUZY DE MAGALHÃES CORDEIRO
Notícia cadastrada em: 03/01/2023 16:53
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA