PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGMUS) ESCOLA DE MÚSICA Telefone/Ramal: (71) 98133-0201

Banca de DEFESA: MOACIR DA SILVA CORTES JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MOACIR DA SILVA CORTES JUNIOR
DATA : 30/06/2022
HORA: 07:00
LOCAL: Plataforma RNP
TÍTULO:

UMA FLOR DO SERTÃO NO CENÁRIO DA MÚSICA DE CONCERTO


PALAVRAS-CHAVES:

Música orquestral. Projetos sociais de arte-educação. Etnomusicologia. Performance corporificada. Identidade e territorialidade.


PÁGINAS: 262
RESUMO:

Proponho, nesta pesquisa, investigar como a música pode contribuir na formação identitária dos/as jovens protagonistas da Orquestra Santo Antônio (OSA), Projeto Social criado e desenvolvido na periferia da cidade de Conceição do Coité, semiárido baiano, discutindo a relação dos projetos sociais que têm a arte-educação como foco. Tenho como objetivo principal analisar o processo musical, social e político desenvolvido no referido projeto, problematizando as questões que envolvem ações na busca de desenvolver o sentimento de cidadania, sociabilidade e autoestima de crianças e jovens de famílias de baixa renda, moradores em contextos urbanos periféricos e a relação desses projetos com a violência urbana que tem crescido nas grandes e também nas pequenas cidades. Trago as vozes dos/as musicistas baianos/as, nordestinos/as e brasileiros/as da OSA que, por meio de uma performance corporificada, irrompem o cenário brasileiro da música de concerto, revelando criatividade e autonomia. Apresento a construção musical do repertório periférico da OSA a fim de contribuir para a afirmação de sua identidade sonora heterogênea e situada numa territorialidade que retrata a cor do semiárido baiano, mas com as matizes contemporâneas das sonoridades da atual música popular brasileira. Destaco o empoderamento das mulheres da OSA em um cenário de silêncio e invisibilidade feminina no contexto da música orquestral. A pesquisa tem como esteio teórico principal a etnomusicologia, baseando-se também nas teorias de gênero, nas epistemologias feministas pós-colonias e nas discussões teóricas sobre identidade, territorialidade e performance musical. Utilizei como metodologia a observação sistemática e a entrevista semiestruturada, buscando problematizar as práticas musicais adotadas à luz de uma perspectiva social e de culturas paralelas, distintas, e socialmente complementares. Faço ainda uma análise teórico metodológica integrando a Sociolinguística e a Teoria Gerativa com a Etnomusicologia.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ROSE SATIKO GITIRANA HIKIJI - USP
Interna - 2185559 - ANGELA ELISABETH LUHNING
Interna - 1158702 - DEISE LUCY OLIVEIRA MONTARDO
Interno - 4277755 - JOSE MAURICIO VALLE BRANDAO
Externa à Instituição - KATHARINA DORING - UNEB
Notícia cadastrada em: 03/06/2022 09:39
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