PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE) FACULDADE DE ECONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ JORGE SEVERINO

DISCENTE : JOSÉ JORGE SEVERINO
DATA : 07/04/2022
LOCAL: https://meet.google.com/sdr-siev-vru

PROFESSORES NÃO HABILITADOS E O ENSINO EM ÁREAS CORRELATAS: EFEITOS SOBRE O RENDIMENTO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Professor não habilitado; Áreas correlatas; Rendimento escolar.

A definição de “professor não habilitado” é derivada da incompatibilidade entre a formação do docente e a etapa de ensino ou disciplina em que leciona. A literatura sobre professores não habilitados parte da hipótese de que lecionar em uma disciplina sem possuir a formação específica para tanto, tem efeitos negativos sobre indicadores de desempenho escolar. Contudo, tal hipótese não tem considerado o fato de que os professores podem ter adquirido competências e habilidades para lecionar em áreas correlatas à sua formação a partir de outras duas fontes, a saber: as grandes áreas do conhecimento e os componentes curriculares dos cursos de graduação. Sob essas duas novas perspectivas, mais a ideia tradicional já estabelecida sobre os professores não habilitados, o objetivo desta Dissertação é analisar como esse perfil de professores afeta o rendimento escolar, utilizando como variável de resultado as proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática do 9º ano das escolas públicas que participaram do SAEB, durante o período de 2009 a 2019. Para alcançar este objetivo, foram realizadas três análises: i) Análise Restrita (AR), considerando como não habilitado o docente que leciona em Língua Portuguesa/Matemática sem possuir formação superior específica para essas disciplinas; ii) Análise de Áreas Correlatas 1 (AC1), na qual o docente não habilitado é aquele que leciona em Língua Portuguesa/Matemática sem ao menos ser graduado em algum curso da grande área do conhecimento dessas disciplinas; e iii) Análise de Áreas Correlatas 2 (AC2), que consiste na situação em que o docente é considerado não habilitado quando leciona em Língua Portuguesa/Matemática sem que nos componentes curriculares do seu curso de formação superior constem conteúdos que forneçam competências e habilidades para lecionar nessas disciplinas. A estratégia empírica empregada consistiu na estimação de modelos de Regressão Quantílica para Dados em Painel. Os resultados encontrados evidenciam que as escolas dos quantis inferiores, em quase todos os casos, são as que têm suas proficiências mais afetadas quanto maior for o percentual de professores não habilitados. Além disso, este efeito se intensifica à medida que estes profissionais lecionam em Língua Portuguesa e Matemática com formações não enquadradas nas grandes áreas do conhecimento ou nos componentes curriculares dessas mesmas disciplinas. Outra conclusão importante é que a atuação dos professores não habilitados não pode ser resolvida no curto prazo. Portanto, medidas alternativas devem ser orientadas para atenuar os efeitos desses profissionais sobre o rendimento das escolas, pois os docentes menos qualificados, por não terem total domínio do conteúdo ministrado, podem ser menos rigorosos quanto aos erros dos alunos, promovendo-os para a próxima etapa sem terem assimilado o conteúdo de maneira adequada. Como solução, considerando que quanto mais distante das formações específicas mais negativos são os efeitos dos professores não habilitados sobre as proficiências das escolas, os resultados deste estudo mostram que as análises graduais aqui realizadas (AR, AC1 e AC2) podem ser utilizadas como critério de alocação dos professores às turmas, de modo a garantir que os alunos sejam acompanhados por profissionais que, mesmo não estando lecionando na sua disciplina de formação, em algum momento da sua formação superior tenham tido contato com matérias condizentes ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática.

Interna - 3308243 - CLAUDIA SA MALBOUISSON ANDRADE
Presidente - 1407399 - STELIO COELHO LOMBARDI FILHO