Bahia; bondes elétricos; eletricidade; Quebra-Bondes
Essa dissertação busca investigar o serviço de transportes de bondes elétricos em Salvador entre
finais do século XIX e primeira década do século XX. De maneira específica, interessa
compreender o Quebra-Bondes de 1909, protesto marcado pela destruição de bondes elétricos,
sobretudo os fornecidos pela Bahia Tramway Light & Power Company (Light). A partir da
análise de jornais, revistas, charges, processos, relatórios oficiais, registros administrativos, foi
possível dar luz ao contexto de mudança dos bondes por tração animal para elétrica e perceber
os conflitos em torno da disputa pelo mercado de eletricidade e o de transportes públicos. As
fontes também permitiram aproximar-se do cotidiano com os bondes e mapear os conflitos,
tensões e acidentes que aconteciam frequentemente. Diante dos serviços ruins e custosos
prestados pelas companhias privadas, os usuários, compostos majoritariamente por
trabalhadores e trabalhadoras, questionavam, criticavam e propunham melhorias, fazendo-se,
assim, sujeitos ativos no processo de transformações urbanas na Bahia durante a Primeira
República.