Banca de DEFESA: AUGUSTO SÁVIO LIMA CARVALHO

DISCENTE : AUGUSTO SÁVIO LIMA CARVALHO
DATA : 05/04/2022
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/81009813627?pwd=dWZTM0p2enZXd0lXYWN4RWFZOEVqUT09

Serious Games: Gamificação do Ensino da Matemática com o uso de métodos estatísticos e interação humano computador.

Jogo sério; Processamento estatístico; Regressão linear; Software; Aplicativo; Educação.

Este trabalho tem como objetivo elaborar um protótipo de um software no formato de jogo Serious Games (Jogos Sérios) que possibilite o ensino da matemática aos estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental. O uso de Serious Games é uma prática cada vez mais comum em alguns países da América do Norte e Europa, além de ser um tema tratado em pesquisas científicas recentes, que vêm se disseminando, e tornando-se mais um atrativo no ensino de crianças e adolescentes. Além disso, de acordo com as teorias pedagógicas, os Jogos Sérios são importantes na relação ensino-aprendizagem do estudante que deve atingir competência importante para a maturação da disciplina ensinada. Após o desenvolvimento do software, dois jogos foram aplicados em sala de aula, com participação dos estudantes de uma escola do interior da Bahia e, posteriormente, foram analisados todos os dados dos alunos obtidos no momento das jogadas. No Jogo do Piano, que é um jogo mais fácil e simula uma questão de múltipla escolha com um tempo para a resposta, foi observada uma maior participação dos estudantes, tanto em número de rodadas quanto em números de estudantes participantes. Já o Jogo da Ave foi utilizado por um número menor de estudantes e número de rodadas jogadas menores por estudantes, uma vez que esse jogo é mais difícil, haja vista que o estudante, além de operar a conta mentalmente, precisa coordenar a ave para que ela passe por cima do número que corresponde `a resposta. Por fim, com o uso de ferramentas estatísticas e com o recurso da Regressão Linear foi possível mostrar que a aplicação de jogos sérios educacionais como uma ferramenta educacional se mostra útil no processo de ensino-aprendizado dos estudantes.

Presidente - 1324661 - JES DE JESUS FIAIS CERQUEIRA
Interno - 2506534 - EDUARDO FURTADO DE SIMAS FILHO