Banca de DEFESA: IGOR DE SOUSA MEDEIROS TORRES

DISCENTE : IGOR DE SOUSA MEDEIROS TORRES
DATA : 28/07/2021

Avaliação de Diagnósticos de Máquinas Elétricas por Descargas Parciais

Descargas parciais; Filtros digitais; Máquinas Elétricas; Geradores.

As descargas parciais são fenômenos transitórios que ocorrem usualmente envolvendo uma porção isolante envolvida em campo elétrico e imersos em um meio gasoso. O nível dessa atividade tem sido correlacionado nos últimos anos ao estado dos materiais isolantes empregados em sistemas elétricos. Particularmente, no segmento das máquinas elétricas, as descargas parciais podem prover informações cruciais para o monitoramento do estado operacional do equipamento trazendo informações sobre a presença de defeitos no isolamento, sua evolução e até mesmo localização.

Por se tratarem de sinais que ocorrem, em sua maioria, na casa dos MHz, a captura, tratamento e interpretação das informações são complexas, demandando sistemas de aquisição e computadores robustos para filtrar o ruído e componentes de frequência indesejada dos sinais, preservando as características relevantes para análise. Em posse dessas informações, é possível utilizar a literatura normativa para, mediante comparação, avaliar qual o comportamento enxergado no sinal em questão e buscar apontar a localização aproximada de um eventual defeito.

Este trabalho discorre sobre uma análise comparativa de três mecanismos de filtragem de dados de descargas parciais e compara seu desempenho final com um diagnóstico conhecido de um objeto de teste real. Para que esse objetivo seja alcançado, foi realizada uma coleta de sinais de descargas parciais online de um gerador que possuía os capacitores de acoplamento instalados nos terminais da máquina. Os dados brutos foram então tratados por software com a remoção de componentes de frequência indesejadas e eliminando-se eventual presença de ruídos. Usa-se então essa gama de informações para classificar os defeitos baseados no formado dos gráficos e sua referência normativa. Por fim, de posse de cada diagnóstico sugerido para cada modalidade de filtragem, as informações são comparadas com a situação real da máquina que foi aberta para manutenção aproximadamente 6 meses depois da coleta dos dados.

O método desenvolvido neste trabalho pode auxiliar valorosamente no estudo, análise e tratamento dos dados de descargas parciais, buscando prover outros mecanismos de separação das informações relevantes para o analista que irá compilar as informações e fazer o diagnóstico do estado da máquina partindo de informações confiáveis.

Presidente - 1484412 - FERNANDO AUGUSTO MOREIRA
Interno - 2506534 - EDUARDO FURTADO DE SIMAS FILHO