Banca de DEFESA: VIVIANA MARIA VACAS MARQUEZ

DISCENTE : VIVIANA MARIA VACAS MARQUEZ
DATA : 28/08/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/reuniao-do-colegiado-de-ppgee

Alocação Ótima de Filtros Passivos em Sistemas Elétricos de Distribuição Radiais com Harmônicas Utilizando o Algoritmo Colônia de Formigas

Algoritmo Colônia de Formigas; Filtros Passivos Harmônicos; Fluxo
de Potência Harmônico; Perdas de Potência Ativa; Distorção Harmônica Total; Sistema de Distribuição Radial; Cargas Não Lineares;

As correntes harmônicas originadas pelas cargas não lineares fluem através do sistema elétrico de distribuição, causando distorção de tensão nas barras e perdas excessivas de potência no sistema. Uma das soluções utilizadas para manter os indicadores de qualidade da energia elétrica em níveis aceitáveis, como são a amplitude e frequência de tensão, desequilíbrio de tensão e distorção harmônica, é a instalação de filtros passivos de frequências harmônicas em redes de distribuição. Entretanto, o planejamento de múltiplos filtros harmônicos em sistemas de distribuição pode ser interpretado como um problema de programação não linear de natureza discreta e combinatória. A explosão combinatorial de possibilidades se agrava quando o número de barras no sistema de distribuição aumenta. Poucas técnicas de otimização têm sido utilizadas para resolver este problema, mas nem todas são atraentes porque causam um elevado tempo no processamento computacional dos algoritmos. Por este motivo, técnicas de otimização baseadas em métodos heurísticos e metaheurísticos vem sendo melhoradas devido a sua estrutura apropriada para resolver problemas de otimização com eficácia e rapidez. Neste trabalho é apresentada uma metodologia baseada na metaheurística Colônia de Formigas, em inglês, Ant Colony Optimization (ACO), que acompanhado de um algoritmo de fluxo de potência harmônico, determina a alocação e dimensionamento ótimo de filtros passivos harmônicos em sistemas elétricos de distribuição radial. O objetivo é reduzir o custo total anual de perdas de potência ativa do sistema, custo da instalação dos filtros passivos e a distorção harmônica total (THD), tomando em consideração as restrições de limite de tensão e THD nas barras. Com a finalidade de avaliar a metodologia proposta baseado em ACO multinível (alocação e dimensionamento de filtros) fez-se uma comparação com outra técnica encontrada na literatura. Assim, foram realizados testes em sistemas de distribuição radial balanceado de 10, 11, 18 e 34 barras e desbalanceado de 33 barras, com cargas lineares e não lineares.

Presidente - 2182129 - NIRALDO ROBERTO FERREIRA
Interno - 1484412 - FERNANDO AUGUSTO MOREIRA