Amortecimento de oscilações eletromecânicas em sistemas elétricos de potência: uma abordagem pelo problema de alocação parcial de autoestrutura
Estabilidade; Sistemas elétricos de potência; Pequenos distúrbios; Realimentação de estados; Controle por realimentação linear.
Nesta tese, uma metodologia de alocação parcial de autoestrutura é aplicada para amortecer oscilações eletromecânicas em sistemas elétricos de potência. A abordagem está ancorada em realizar a alocação de um pequeno número de autovalores indesejáveis, por exemplo, que são mal amortecidos, preservando a região estável do espectro - a chamada alocação sem espalhamento. O projeto ideal é realizado através de técnicas de algoritmos genéticos e, considerando que a ordem do sistema pode ser maior para um caso geral, observadores de estado são empregados para estimar os estados do sistema, oferecendo assim uma implementação viável na prática. Exemplos de simulação utilizando um sistema com máquina síncrona conectada a um barramento infinito e sistemas multimáquinas mostraram que a metodologia apresentada é eficiente no amortecimento dos modos de oscilação local e Inter área, estabilizando rapidamente o sistema na ocorrência de um pequeno distúrbio quando comparado com o estabilizador de sistemas de potência clássico. Além do projeto tradicional utilizando técnicas frequenciais, algoritmos genéticos possibilitaram obter os parâmetros do estabilizador e definir uma região para a alocação parcial da autoestrutura, de forma a empregar observadores de estado sem demandar um grande esforço ao controlador, viabilizando a sua implementação para sistemas de maior porte.