Banca de DEFESA: ROSEANE BENTO CONCENTINO

DISCENTE : ROSEANE BENTO CONCENTINO
DATA : 17/05/2022
LOCAL: INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UFBA

AVALIAÇÃO DOS PARAMETROS GEOMECÂNICOS EM ANÁLOGOS DE RESERVATÓRIOS DE BAIXA PERMEABILIDADE DOS SISTEMAS TURBIDITICOS SIN-RIFTE DA BACIA DO RECÔNCAVO, EM BOM DESPACHO, ILHA DE ITAPARICA, NE DO BRASIL

Formação Maracangalha, Arenitos, Fraturas, Baixa permeabilidade, Modelagem numérica.

A região da Ilha de Itaparica, localizada na Baía de Todos os Santos, à leste da cidade de Salvador – Brasil, foi escolhida por abrigar depósitos da Formação Maracangalha, a qual possui o maior volume de gás armazenado em reservatório de baixa permeabilidade na bacia do Recôncavo (BR). O arcabouço estrutural da BR é dominado pelos sistemas de falhas: da borda flexural de Maragogipe (N10o ) a Oeste, da falha de borda de Salvador (N30o ) a Leste, de MataCatu (N150o ) ao centro, da Barra (N090o ) a Sul e Transversais (transferência e alívio) (N120o ) distribuídos por toda BR. A localidade de Bom Despacho, situada no setor nordeste da ilha, apresenta um arranjo litoestratigráfico de rochas dos membros Caruaçu e Pitanga, que compõem a Formação Maracangalha, e são representados por arenitos maciços e folhelhos com dominância do primeiro sobre o segundo, em termos de proporção. Este afloramento é a miniatura de um sistema maior que combina arenitos e folhelhos, do Grupo Ilhas com potencial importância por representar grandes depósitos de hidrocarbonetos em reservatórios não convencionais. Esse afloramento apresenta um sistema de fraturas ortogonais originadas de paleotensores atuando por diferentes esforços tectônicos que contribuíram para a configuração atual da bacia. Parâmetros mecânicos e estruturais, impressos nos arenitos maciços do Membro Caruaçu foram utilizados para fins metodológicos de simulação do comportamento de fratura e reconhecimento das forças tectônicas que originaram o arranjo fractal atual. Assim, a área de estudo foi dividida em cinco estações, onde 729 fraturas foram medidas e classificadas de acordo com tendências principais de orientação preferencial. As principais orientações obtidas mostram duas famílias mais importantes próximas a N10o -30o e a N100o - 120o relacionadas, respectivamente, aos Sistemas de Falhas Longitudinais e Transversais da BR. As orientações e raras estrias nos palnos de fraturas indicam que elas foram formadas principalmente: (i) segundo o Critério de Fratura Extensional (Critério Griffith) em condições crustais rasas, (ii) por uma extensão romboedral-ortorrômbica (fraturas Modo I). Esse padrão de fraturas é usualmente associado com paleotensores principais com magnitudes s1>s2≈s3, resultando em uma extensão ortorrômbica próxima a direção E-W. Os tratamentos dos dados estruturais coletados em campo, tais como espaçamento, comprimento, espessura e abertura de fratura, foram utilizados para as análises dos modelos numéricos e das distribuições estatísticas por meio do método dos elementos finitos no software COMSOL Multiphysics. Os resultados mostraram uma estreita relação entre o comportamento das fraturas e os parâmetros geomecânicos das rochas sob pressão de fluido, sobretudo nas pontas das fraturas. O comportamento das fraturas é influenciado não apenas pela magnitude da pressão do fluido localmente em torno das pontas da fratura, mas também pela orientação e distribuição dos gradientes de pressão do fluido em uma escala global. Assim, as análises do comportamento fractal foram discutidas à luz do impacto em reservatórios de baixa permeabilidade, para avaliação das consequências das mudanças no campo de tensões em diferentes pontos da formação rochosa. O presente trabalho espera contribuir para um melhor entendimento da formação e evolução de famílias de fraturas em formações turbidíticas, com situação tectônica similar ao caso estudado, em termos de potencial para estocagem de hidrocarbonetos.

Presidente - 268656 - LUIZ CESAR CORREA GOMES
Externo ao Programa - 5196747 - CARLSON DE MATOS MAIA LEITE