Banca de DEFESA: LUCAS DE SANTANA MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS DE SANTANA MENEZES
DATA : 06/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: DEFESA FEITA ON LINE
TÍTULO:

MODELAGEM CINEMÁTICA DOS SISTEMAS DE FALHAS E APLICAÇÃO EM CASOS DE TALUDES NATURAIS N 030º E N 040º DA CIDADE DO SALVADOR, BAHIA, BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Análise cinemática; Estabilidade de taludes; Mecanismos de ruptura; Sistemas de Falhas de Salvador; Sistema de Falhas do Iguatemi; Análise de risco de encostas.


PÁGINAS: 35
RESUMO:

O processo desordenado de ocupação urbana em uma região de variação topográfica acentuada transformou Salvador em uma das cidades brasileiras mais suscetíveis a movimentos de massa. Paralelamente, poucos são os trabalhos que analisam os sistemas de falhas presentes no substrato da cidade como condicionantes das rupturas de taludes. Este trabalho propôs um estudo baseado na realização de uma modelagem cinemática a partir de rede estereográfica igual-área (Schmidt-Lambert). Foram considerados como parâmetros um conjunto de taludes naturais N 030º e N 040º, respectivamente relacionados com o Sistema de Falhas de Salvador (SFS) e Sistema de Falhas do Iguatemi (SFI), e as principais estruturas rúpteis presentes na região, de de direções N 000°, N 010°, N 030°, N 040°, N 090°, N 120° e N 160°, segundo referencial bibliográfico . Essa modelagem foi aplicada no estudo de caso de 67 taludes próximos aos SFS e SFI, identificados através da interpretação de lineamentos morfoestruturais utilizando os dados geomorfométricos do projeto TOPODATA e por meio de seções transversais em mapa de curvas de nível da cidade do Salvador. Os dados obtidos pela modelagem cinemática viabilizaram a identificação de configurações de taludes suscetíveis aos mecanismos de ruptura associados às estruturas rúpteis descritas na região. O estudo de caso descreve seis locais em Salvador com presença de risco de movimento de massa por escorregamento em cunha e uma localidade onde o risco está relacionado com o mecanismo de tombamento flexural. A divulgação destes dados permite tanto ao poder público quanto aos responsáveis técnicos por empreendimentos locais estabelecerem um diagnóstico geotécnico mais acurado a respeito da estabilidade de taludes e com menor risco de prejuízos sociais e materiais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 268656 - LUIZ CESAR CORREA GOMES
Externo ao Programa - 5196747 - CARLSON DE MATOS MAIA LEITE
Externa à Instituição - ARACY SOUSA SENRA - UFS
Notícia cadastrada em: 04/02/2022 10:14
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA