Banca de DEFESA: RAFAEL LIMA DOS SANTOS SANTOS

DISCENTE : RAFAEL LIMA DOS SANTOS SANTOS
DATA : 22/09/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/natanael-da-silva-barbosa

DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS PETROFÍSICOS DO SISTEMA AQUÍFERO URUCUIA CENTRO-OCIDENTAL

Perfis Geofísicos; Petrofísica; Análise Granulométrica; Razão de Anisotropia

O Sistema Aquífero Urucuia (SAU) é uma unidade hidráulica inter-relacionada às unidades litoestratigráficas do Grupo Urucuia. Elas correspondem, indistintamente, aos Aquíferos: (i) Posse (porosidades intergranulares) e; (ii) Serra das Araras (porosidades intergranulares e, localmente, fissurais). Na hidrogeologia; a porosidade, permeabilidade e condutividade hidráulica caracterizam as rochas quanto ao armazenamento, transmissão e fluxo de fluidos nos aquíferos. Os métodos para a determinação dessas propriedades foram aplicados a cinco perfis geofísicos de poços e a análises granulométricas em dozes amostras de sedimentos. Adicionalmente, a heterogeneidade e anisotropia do SAU foram caraterizadas pela análise dos perfis geofísicos para obtenção da condutividade hidráulica vertical (Kz) e horizontal (Kx) e da razão de anisotropia (Kx/Kz). Nesse contexto, os Aquíferos Posse e Serra das Araras apresentam propriedades sedimentológicas, petrofísicas e hidrodinâmicas contrastantes segundo trend de ENE (área fonte) para WSW (área deposicional). Nessa direção, ocorre: (i) aumento da argilosidade (VSH) na Formação Posse com a profundidade e diminuição na porosidade total (φ) devido à infiltração mecânica das argilas (pseudomatriz dos arenitos eólicos). Já a porosidade efetiva (φe) e permeabilidade intrínseca (ƙ) aumentam devido a maior seleção dos sedimentos; (ii) na Formação Serra das Araras ocorre diminuição na VSH em sua extensão, devido a infiltração argilosa para a unidade subjacente. Na porção centro-oriental da bacia hidrogeológica ocorre diminuição nos valores médios de φ, φe e ƙ devido a maior frequência e espessura de níveis de arenitos silicificados. Em princípio, os parâmetros petrofísicos caracterizam os Aquíferos Posse e Serra das Araras que são permoporosos, contíguos e segmentados por aquitardes silicificados que conferem drenança entre as unidades litoestratigráficas. As análises granulométricas permitiram obter a porosidade a partir das equações Wang et al., (2017) e regressão exponencial 𝜑w, que se apresentaram consistentes e ratificaram os valores obtidos na literatura. Já a aplicação da equação de Vukovic & Soro (1992) e regressão exponencial 𝜑vs superestimaram a porosidade do SAU. A permeabilidade e condutividade hidráulica são válidas (i.e., SAU caracterizado por areias finas a médias, moderadamente selecionadas e coeficiente de uniformidade (U) menor que 1) conforme aplicadas as equações: (i) Slitcher; (ii) United State Bureau of Reclamation (USBR); (iii) Kozeny-Carman e (iv) Hazen. Respectivamente, a permeabilidade (k) situa-se entre 10-12 a 10-9 m2 e a condutividade hidráulica (K) entre 10-5 a 10-2 m/s; a segunda com k entre 10-11 a 10-10 m2 e K em torno de 10-4 a 10-3 m/s, e as duas últimas k entre 10-10 a 10-9 m2 e K entre 10-3 e 10-2 m/s. Já as equações Beyer e Terzaghi não podem ser consideradas pois k e K são superestimados. A análise de heterogeneidade e anisotropia indica que (i) a Formação Posse é condicionada pela presença de pseudomatriz argilosa que caracteriza heterogeneidades nos arenitos eólicos, e a razão de anisotropia entre 4,62 a 11,34; (ii) a Formação Serra das Araras possui heterogeneidade devido aos processos diagenéticos atuantes (i.e., arenitos silicificados), e nas porções centrais da bacia, uma razão de anisotropia em torno de 1,02, e, no extremo oriental e ocidental, razões superiores a 1.

Presidente - 2823982 - NATANAEL DA SILVA BARBOSA
Externo ao Programa - 2564681 - CRISTOVALDO BISPO DOS SANTOS