Banca de DEFESA: ROGERIO DE JESUS PORCIUNCULA

DISCENTE : ROGERIO DE JESUS PORCIUNCULA
DATA : 02/12/2020
LOCAL: Sala de videoconferência do Colegiado da Pós-graduação em Geologia - UFBA

HIDROGEOFÍSICA E RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDOS DE CASOS EM ATERROS SANITÁRIOS NA PORÇÃO SUL DO SISTEMA AQUÍFERO SÃO SEBASTIÃO, RMS/BA

Método geoelétrico, Hidrogeologia, Caracterização geoambiental

O presente trabalho, intitulado “Hidrogeofísica e resíduos sólidos urbanos: estudos de casos em aterros sanitários na porção sul do sistema aquífero São Sebastião, RMS/BA” apresenta os resultados da pesquisa de doutoramento do discente Rogério de Jesus Porciúncula, em atendimento aos requisitos do Programa de Pós-Graduação em Geologia, da Universidade Federal da Bahia, sob orientação do prof. Dr. Luiz Rogério Bastos Leal. Foram produzidos dois artigos científicos publicados na Brazilian Journal of Geophysics, a saber: (i) o primeiro, intitulado “Caracterização geoelétrica para implantação de aterro sanitário, em Simões Filho, Bahia, Brasil”, foi constituído de 12 sondagens elétricas verticais, 02 sondagens SPTs e 01 sondagem geológica. As inversões unidimensionais apresentaram erro médio de 4,1%, e as bidimensionais, de 5,7%. Os fácies geoelétricos de menores valores foram atribuídos à ocorrência entre a fração síltica a argilosa, e de maiores valores, à ocorrência entre a fração síltica a arenosa. O modelo hidro-estratigráfico alcançado leva à  interpretação de que o aquífero local é do tipo confinado, representado por uma sucessão de camadas arenosas e argilosas intercaladas em contato subhorizontal. A água subterrânea ocorre em camadas permoporosas, a partir da cota entre 40 a 50 m, aproximadamente. Nos primeiros 10 m de profundidade, os solos são classificados como médio a rijo; e (ii) o segundo artigo, intitulado “Caracterização hidrogeofísica do sistema aquífero Marizal – São Sebastião, no entorno do aterro sanitário LIMPEC, município de Camaçari, Bahia, Brasil”, revelou a ocorrência de uma anomalia condutiva, possivelmente atribuída à pluma de contaminação, dispersa na zona saturada, apresentando sentido de convecção na direção SSE. As inversões unidimensionais permitiu interpretar o padrão estratigráfico. As inversões bidimensionais tiveram erro médio inferior a 2%, e confirmaram a ocorrência de possíveis plumas de contaminação disseminadas na zona não saturada e dispersas na zona saturada. Os fácies geoelétricos de maiores valores de resistividade foram atribuídos à Formação São Sebastião, os de valores intermediários, à Formação Marizal, e menores valores, a plumas de contaminação e/ou eventuais ocorrências de silte/argila. Os parâmetros porosidade, condutividade hidráulica e transmissividade foram estimados serem entre 19,2 a 34,2%, 0,11 a 3,37 x10-3 cm/s e 4,7 a 145,6 m²/d, respectivamente; e a vulnerabilidade do aquífero livre local foi classificada como alta.

Presidente - 2298240 - LUIZ ROGERIO BASTOS LEAL
Externo(a) ao Programa - 2564681 - CRISTOVALDO BISPO DOS SANTOS