Banca de DEFESA: HERNAN SALES BARREIRO

DISCENTE : HERNAN SALES BARREIRO
DATA : 27/03/2020
LOCAL: Instituto de Geociências - UFBA

EXTRAÇÃO AUTOMÁTICA DE LINEAMENTOS NA EXPLORAÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA: UM ESTUDO DE CASO DOS AQUÍFEROS METASSEDIMENTARES DA CHAPADA DIAMANTINA CENTRO-SETENTRIONAL

Prospecção hidrogeologica; lineamentos estruturais; sensoriamento remoto

No mundo globalizado de hoje, o estudo da água subterrânea assume uma importância cada dia maior como instrumento capaz de prover solução para os problemas hídricos associados à continuidade das atividades humanas. Nesse sentido, as técnicas de exploração e avaliação de águas subterrâneas estão sempre em desenvolvimento, visando o aumento da assertividade na locação de poços tubulares e o posterior aumento nas vazões explotadas. Assim sendo, esse trabalho objetiva avaliar as técnicas de extração automática de lineamentos estruturais e a possibilidades de aplicação na prospecção hidrogeológica. O desenvolvimento desse trabalho se deu a partir de levantamento bibliográfico em variadas fontes. As técnicas de extração automática de lineamentos consistem na identificação e vetorização de feições lineares em produtos de sensoriamento remoto (i.e., imagens de satélite, dados geofísicos, etc.) pré processadas. O processamento ocorre a partir de algoritmos, através de detecção de bordas, limiarização e extração da curva. Os lineamentos resultantes podem ser utilizados na caracterização e prospecção de aquíferos fissurais. Assim sendo, é possível realizar uma análise quantitativa e qualitativa dos lineamentos extraídos e as possíveis relações com os parâmetros hidrogeológicos (i.e., vazão, capacidade especifica, etc.). É ainda possível realizar uma análise multicritério em ambiente SIG entre os lineamentos e outros fatores (i.e., litologia, drenagem, geomorfologia, relevo, etc.) visando sempre a identificação de áreas propícias para a locação de poços tubulares. Por fim, conclui-se que a utilização da extração automática de lineamentos na prospecção hidrogeológica apresenta grande potencial de melhoria da produtividade na locação de poços tubulares, principalmente no semiárido nordestino, onde predominam os aquíferos do tipo fissural.

Presidente - 2823982 - NATANAEL DA SILVA BARBOSA
Externo ao Programa - 2564681 - CRISTOVALDO BISPO DOS SANTOS