Banca de DEFESA: AMANDA DE MACEDO PEIXOTO

LOCAL: Instituto de Geociências da UFBA

HIDROGEOQUÍMICA DO AQUÍFERO FISSURAL DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO COITÉ, BAHIA

Hidrogeoquímica; Conceição do Coité; Salinização

O município de Conceição do Coité, Bahia, é caracterizado por baixa intensidade pluviométrica e elevadas taxas de evapotranspiração, portanto a água subterrânea torna-se uma opção importante para desenvolvimento de atividades antrópicas, que permitem explotações para uso doméstico, irrigação, entre outros. Este trabalho objetiva caracterizar a hidrogeoquímica das águas subterrâneas de Conceição do Coité, identificando os principais constituintes químicos presentes para avaliar sua adequabilidade para uso humano. Foram tratados dados analíticos oriundos de 58 poços tubulares arquivados no banco de dados CERB em 2006 e acrescidos dos obtidos nesta pesquisa no ano de 2018. Os dados foram utilizados para a caracterização da qualidade destas águas para fins de irrigação e para uma análise da evolução química e temporal de 12 anos. Para a classificação do tipo de água, foi utilizado o diagrama triangular de Piper, onde as relações químicas obtidas permitiram classificar as águas como cloretadas sódicas. Na avaliação desse recurso para consumo humano, conclui-se que são indevidas para potabilidade, porém, para essa confirmação, são necessárias análises bacteriológicas. No diagnóstico da água para irrigação, foram usados o diagrama de SAR (Razão de Adsorção de Sódio) e classificação de Ayers & Westcot. Para a espacialização dos resultados, foram confeccionados mapas temáticos das variáveis, sendo utilizada a krigeagem como interpolador para indicar áreas que possuem águas subterrâneas possíveis de serem utilizadas. Concluiu-se que as concentrações elevadas de sais, podem ocasionar a salinização e a sodificação dos solos e consequentemente deterioração de algumas culturas. Comparando os parâmetros analisados com os padrões de uso para irrigação, observou-se precariedade que inviabilizam a sua utilização em mais de 70% dos poços analisados.

Presidente - 287703 - MANOEL JERONIMO MOREIRA CRUZ
Interno - 031.086.865-34 - SERGIO AUGUSTO DE MORAIS NASCIMENTO - UFBA