Banca de DEFESA: MILENA REIS NERVINO

DISCENTE : MILENA REIS NERVINO
DATA : 09/01/2023
LOCAL: Remota

VULNERABILIDADE DO DELTA DO RIO JEQUITINHONHA (NORDESTE DO BRASIL) ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

mudanças climáticas; regularização fluvial; erosão costeira; inundações costeiras.

Deltas são regiões mais baixas do relevo que se formam onde o rio desemboca no mar. São “hotspots” das mudanças climáticas uma vez que são sensíveis a qualquer variação no nível do mar e alterações climáticas. Nesse sentido, os deltas brasileiros têm recebido pouca atenção na literatura internacional em relação às mudanças climáticas em curso. As projeções de aumento do nível do mar pelo IPCC em até 1,01 m até o final deste século coloca em risco a existência dos deltas uma vez que um aumento do nível do mar dessa magnitude será capaz de inundar cerca de 40 % da área da planície do Jequitinhonha. Adicionalmente, alterações nos padrões de precipitação sobre a bacia de drenagem também são capazes de alterar drasticamente o comportamento da linha de costa. Verificou-se uma redução de aproximadamente 15% da precipitação sob a bacia hidrográfica do Jequitinhonha desde 2006 e o rio Jequitinhonha tem apresentado vazões cada vez mais reduzidas, que desencadeou erosão severa da linha de costa principalmente na desembocadura deste rio. Considerando as previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que indicam redução de 48% na precipitação desta bacia até o final deste século, a estabilidade da linha de costa da planície deltaica será drasticamente afetada. Os insights adquiridos com o presente estudo trazem à luz o entendimento sobre a vulnerabilidade de deltas dominados por ondas frente às mudanças climáticas.

Presidente - 286023 - JOSE MARIA LANDIM DOMINGUEZ
Interna - 3448880 - IRACEMA REIMAO SILVA