Banca de DEFESA: ILO CESAR MENEZES DE ANDRADE

DISCENTE : ILO CESAR MENEZES DE ANDRADE
DATA : 14/09/2018
LOCAL: Instituto de Geociências

CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO PEDOGEOMORFOLÓGICA DE UM SISTEMA DE TRANSFORMAÇÃO ARGISSOLO –
ESPODOSSOLO NOS TABULEIROS COSTEIROS DA APA LITORAL NORTE DO ESTADO DA BAHIA

Palavras-chave: Pedogeomorfologia, Tabuleiros Costeiros, Topossequência, Argissolos – Espodossolos.

No âmbito dos estudos integrados da paisagem, os solos se inserem enquanto um importante elemento de análise do meio físico, capaz de intermediar as relações entre clima, relevo e substrato geológico. Nesse sentido, essa pesquisa objetivou aprofundar os conhecimentos sobre os sistemas pedológicos e a evolução pedogeomorfológica de uma área localizada sobre um platô rebaixado, situada em um compartimento preservado de Tabuleiros Costeiros na APA Litoral Norte do Estado da Bahia. Assim, através do estudo de um sistema de transformação Argissolo – Espodossolo, encontrado sobre uma vertente inserida em uma leve depressão na borda do platô, buscou-se estabelecer uma associação entre a organização espacial dos solos e a evolução do relevo, utilizando o procedimento da Análise Estrutural da Cobertura Pedológica. Para tanto, além de uma caracterização detalhada dos solos em topossequência, foi realizada uma análise morfoestrutural do relevo e da sua relação com a rede de drenagem. Com as informações levantadas, foi identificada a existência de um processo de podzolização que atuou na transformação remontante dos Argissolos em Espodossolos e na alteração de uma antiga couraça ferruginosa, que pode ter sido o material de origem dos Argissolos. A instalação desses processos está associada a uma antiga depressão e à existência de uma camada subsuperficial menos permeável, que promoveram a concentração de fluxos hídricos preferenciais e a ocorrência de um lençol freático flutuante. Com a evolução do relevo, a depressão se transformou em uma cabeceira de drenagem e o processo de podzolização foi interrompido pela abertura de um vale pela rede de drenagem, passando a predominar, atualmente, processos erosivos que acarretam na gradual degradação da cobertura pedológica. Dessa forma, a interpretação dos resultados permitiu traçar uma associação entre a evolução do solo e a evolução do relevo no sítio estudado.

Presidente - 1915041 - ALISSON DUARTE DINIZ
Externo à Instituição - FABIO CARVALHO NUNES - IFBA