PGGEOFISICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOFÍSICA (PGGEOFISICA) INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ELIENARA FAGUNDES FERREIRA

DISCENTE : ELIENARA FAGUNDES FERREIRA
DATA : 25/06/2020
LOCAL: Video Conferência

Caracterização Magnetotelúrica da Estrutura de Impacto de Santa Marta - Piauí.

Estrutura de Impacto, Método Magnetotelúrico, Inversão 3D.

O Brasil possui em seu território 7 estruturas de impacto comprovadas até o momento. A estrutura de impacto de Santa Marta se localiza a sudoeste do Estado do Piauí, no município de Corrente. Trata-se de uma estrutura de impacto do tipo complexa, com cerca de 10 km de diâmetro e núcleo soerguido estimado em 3,5 km. A estrutura tem idade estimada entre 93 e 100 Ma, sendo formada em um cenário geológico complexo, onde as rochas mesozóicas da Bacia Sanfranciscana se sobrepõem às sequências da Bacia Paleozóica do Parnaíba. Nesse contexto, entender sua estratigrafia e seu processo de formação é um grande desafio. O presente trabalho visou a caracterização das unidades geológicas de Santa Marta a partir do emprego de dados magnetotelúricos. Tais dados magnetotelúricos de banda larga foram coletados ao longo de dois perfis, os quais foram analisados por meio de inversões 1D e 3D. Os resultados mostram que a bacia anular oeste é caracterizada por rochas identificadas como rochas da Bacia Sanfranciscana (r > 50 Wm) e brechas (r > 800 Wm) resultantes do evento de impacto. Sob essa camada, são observadas unidades com resistividade ligeiramente menores na faixa de 100 - 800 Wm provavelmente relacionadas ao embasamento da Bacia do Parnaíba. Sua região central é caracterizada pela descontinuidade do embasamento e um pico de anomalia Bouguer. Tais características estão possivelmente relacionadas com falhas resultantes do soerguimento da elevação central, e podem indicar a localização e o diâmetro da elevação central, estimado cerca de 4 km. Por fim, a bacia anular a leste é caracterizada por baixos valores de resistividade na faixa de 5 a 100 Wm, que são identificados com as rochas da Bacia do Parnaíba e pela presença de um corpo condutor de origem desconhecida, mas muito provavelmente não associado ao impacto. Os resultados demonstram a grande complexidade da estrutura de Santa Marta em função do mapeamento proposto, e a distribuição das anomalias mostra que, apesar da estrutura ser circular, a geologia não se distribui simetricamente como esperado. Pelo contrário, as anomalias mostram que Santa Marta é uma estrutura de impacto assimétrica, o que a grosso modo pode ter relação com o ângulo de impacto.

Interno - 1976196 - ALANNA COSTA DUTRA
Interno - 2127827 - MARCOS ALBERTO RODRIGUES VASCONCELOS