Banca de DEFESA: ESTÉFANE DA CRUZ NUNES

DISCENTE : ESTÉFANE DA CRUZ NUNES
DATA : 16/12/2021
LOCAL: Instituto de Química

A metabolômica na compreensão de doenças neurológicas: análise untargeted de amostras de soro de bebês com microcefalia.

Zika; Metabolômica; GC-MS; Microcefalia

A zika é uma doença provocada pelo Zika vírus (ZIKV), cuja principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Casos da doença já foram registrados em mais de 80 países no mundo todo. A infecção por ZIKV tem sido associada a diversas desordens neurológicas e anormalidades auditivas e na visão. Uma preocupação na comunidade médica gira em torno da infecção durante o período gestacional, uma vez que o ZIKV afeta o desenvolvimento fetal e pode provocar complicações na gravidez. Uma das principais consequências é a microcefalia congênita, uma anomalia neurológica que provoca redução do perímetro cefálico do recém-nascido. O conhecimento do impacto do ZIKV no metabolismo é escasso e se mostra fundamental para o desenvolvimento de tratamentos e compreensão da patogênese. A metabolômica, análise abrangente e/ou quantitativa dos metabólitos presentes em um sistema biológico, é uma ferramenta interessante para obter informações acerca das alterações metabólicas de diversas doenças, incluindo a infecção por ZIKV. Neste trabalho, o perfil metabólico de amostras de soro sanguíneo de recém-nascidos com diagnósticos positivos para ZIKV, com e sem microcefalia, foi avaliado através da abordagem metabolômica global. O tratamento das amostras envolveu a precipitação de proteínas, seguido de derivatização, utilizando reações de oximação e sililação para subsequente análise por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (GC-MS). Os dados foram processados no software XCMS e os metabólitos identificados no AMDIS. A análise estatística utilizando métodos univariados e multivariados foi aplicada para busca dos metabólitos discriminantes. Os resultados obtidos apontaram alterações significativas em vias metabólicas de aminoácidos, ácidos orgânicos, carboidratos e seus derivados. A interpretação biológica dessas alterações indicam a possibilidade da microcefalia estar associada a uma redução nos níveis de carboidratos, provocada pela replicação do vírus no organismo. O aumento dos níveis de aminoácidos nos pacientes com microcefalia reforça essa relação devido ao envolvimento de intermediários da vida da glicólise na síntese de aminoácidos. Pouco se conhece sobre as alterações metabólicas provocadas pela infecção com ZIKV, sobretudo em recém-nascidos. Desse modo, os resultados obtidos neste estudo fornecem informações iniciais relevantes da associação entre a zika e casos de microcefalia.

Presidente - 2422743 - GISELE ANDRE BAPTISTA CANUTO
Interna - 2721446 - DANIELE CRISTINA MUNIZ BATISTA DOS SANTOS