Banca de DEFESA: CHEILANE TAVARES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CHEILANE TAVARES DE SOUZA
DATA : 27/05/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Instituto de Química
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANALÍTICOS PORTÁTEIS ESPECTROFOTOMÉTRICOS E FLUORIMÉTRICO  BASEADOS EM IMAGENS DIGITAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de imagens digitais, espaço de cor RGB, processamento matemático, determinação analítica, impressão 3D, sistemas espectrofotométricos e fluorimétrico.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

A análise de imagens digitais para fins analíticos vem se destacando nos últimos tempos. A crescente demanda por análises confiáveis, rápidas e in situ, em conjunto com vantagens da análise por imagem digital como praticidade, baixo custo e portabilidade, desperta o interesse da comunidade acadêmica. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e aplicação analítica de sistemas espectrofotométricos e fluorimétrico portáteis. Para a determinação Dióxido de titânio (TiO2) em amostras de fezes, visando o estudo de parâmetros da nutrição animal, distintos processamentos matemáticos foram empregados na análise dos dados do espaço de cor RGB; sendo o canal azul selecionado para construção do sinal analítico, obtendo-se limite de detecção de 0,500 mg L-1 e limite de quantificação de 0,741 mg L-1, testes de adição e recuperação usado para avaliar o método foi na faixa de 96 a 102 %. Um dos trabalhos realizados, descreve a construção de um sistema espectrofotométrico baseado em um dispositivo criado por impressão 3D e nos componentes eletrônicos necessários para sua operação. Para avaliação do sistema, o dispositivo foi aplicado na otimização da determinação de hipoclorito usando tetrametilbenzidina como reagente, originando um complexo de cor amarela; limites de detecção e quantificação de 0,15 e 0,50 mg L-1, respectivamente. Por fim, o dispositivo de impressão 3D foi modificado para uma determinação fluorimétrica de quinina em amostras comerciais de água tônica; a faixa de trabalho analisada foi de 0 a 10 mg L-1   e a precisão expressa em RSD foi de 2,5 %.

Palavras-chave: Análise de imagens digitais, espaço de cor RGB, processamento matemático, dióxido de titânio, impressão 3D, sistemas espectrofotométrico e fluorimétrico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 268481 - SERGIO LUIS COSTA FERREIRA
Interno(a) - 3204824 - JOAO BATISTA PEREIRA JUNIOR
Interno(a) - 1649202 - LEONARDO SENA GOMES TEIXEIRA
Interno(a) - 318.201.155-34 - WALTER NEI LOPES DOS SANTOS - UFBA
Externo(a) à Instituição - GEOVANI CARDOSO BRANDÃO - UNEB
Externo(a) à Instituição - IVANICE FERREIRA DOS SANTOS - UEFS
Externo(a) à Instituição - DOUGLAS GONÇALVES DA SILVA - UESB
Notícia cadastrada em: 20/04/2021 10:51
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA